Flamengo garante vaga na final da Libertadores 2025 após empate com Racing

Comemoração de Arrascaeta: mesmo com menos um em campo, o Flamengo jogou com a vantagem da vitória simples em casa, ao passo que segurou empate com o Racing na Argentina, e está classificado para a final da Libertadores 2025 | Adriano Fontes/Flamengo
Da Redação, com link ao vivo, Enzo Carvalho, repórter (29/10/2025, às 23h57 | edição às 7h22, de 30/10/2025) O Flamengo se classificou para a grande final da Libertadores 2025 após empatar em 0 a 0 com o Racing, nesta quarta-feira (29), no jogo de volta da semifinal da competição, no estádio El Cilindro, em Avellaneda, na Argentina. Na primeira partida, disputada no Maracanã em 21 de outubro, o Rubro-Negro havia vencido pelo placar de 1 a 0, gol de Carrascal.
O confronto no primeiro tempo foi tenso, com o Flamengo criando chances com Arrascaeta e Varela, mas o goleiro Cambeses evitou os gols. Luiz Araújo também finalizou com perigo, mas a bola passou fora. Por outro lado, o Racing também teve duas boas oportunidades. Contudo, o goleiro Rossi, com grandes defesas, impediu os gols.
Cartão vermelho
Na segunda etapa, o jogo mudou. Por volta dos 11 minutos, o árbitro expulsou Gonzalo Plata por agressão, que suspende automaticamente o jogador da decisão. O jogador reclamou, mas o VAR não interveio. A partir daí, o Flamengo passou a se fechar, segurando a pressão argentina.
Filipe Luís fez alterações estratégicas. Sacou Carrascal, colocou Danilo e lançou Bruno Henrique. O Racing pressionou até o fim. Um lance polêmico envolveu Marcos Rojo, que recebeu cartão vermelho, mas o VAR anulou após revisar o choque de cabeça.
Mesmo com pressão, o Flamengo se manteve firme, com o goleiro Rossi brilhando e garantindo a defesa. Desse modo tenso, mas eficiente, o Rubro-Negro avançou à decisão. A final da Libertadores traz boas lembranças aos rubro-negros, pois o jogo acontece no dia 29 de novembro, em Lima, no Peru. Mesmo local onde em 2019, o Flamengo virou o jogo sobre o River Plate e conquistou a Glória Eterna.
Enquanto isso, o time volta atenção para o Campeonato Brasileiro. No próximo sábado (1º), enfrenta o Sport, às 21h, no Maracanã.
Ficha Técnica – Flamengo 0 x 0 Racing
- Local: Estádio El Cilindro, em Avellaneda Argentina
- Data e horário: quarta-feira, 29 de outubro de 2025, 21h30 (de Brasília)
- Arbitragem: Piero Maza (CHI) | Assistentes: Cláudio Urrutia (CHI) e José Retamal (CHI) | VAR: Juan Lara (CHI)
- Cartões amarelos: Mura e Rojo (Racing)
- Cartão vermelho: Gonzalo Plata (FLA);
- Gols: Carrascal (FLA), aos 43 minutos do 2º tempo
- Público e Renda: 71.378 presentes | R$ 9.714.891,25
RACING – Facundo Cambeses; Facundo Mura (Gastón Martirena), Nazareno Colombo, Marcos Rojo e Gabriel Rojas; Juan Nardoni (Matías Zaracho), Agustín Almendra (Adrián Balboa), Zucilini e Santiago Solari (Luciano Vietto); Maravilla Martínez e Tomás Conechny (Duvan Vergara) | Técnico: Gustavo Costas
FLAMENGO – Rossi; Varella (Emerson Royal), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho (Evertton Araújo) e Arrascaeta (Bruno Henrique); Carrascal (Danilo), Plata e Luiz Araújo (Saúl) | Técnico: Filipe Luís.

























