Leste FluminenseNiterói

NITERÓI: Fiscalização revela banquete de carne vencida em padaria “gourmet” de Icaraí – Vídeos

Fiscalização revela banquete de carne vencida em padaria de Icaraí

Fiscalização revela banquete de carne vencida em padaria de Icaraí | Reprodução/Google Street View

Em Icaraí, na Zona sul de Niterói, padarias parecem competir pelo título de “mais gourmet do bairro”. E a Santa Marta, na Rua Mem de Sá, resolveu inovar – mas, infelizmente, da maneira errada. Na terça-feira (13), uma fiscalização rigorosa revelou um verdadeiro festival de carne podre e alimentos suspeitos, dignos de um pesadelo culinário.

O resultado: mais de 150 quilos de produtos descartados, todos considerados impróprios para consumo humano. E assim, o que deveria ser o aroma de pão fresco acabou sendo o fedor de um escândalo.

Segundo a Polícia Civil, os “ingredientes secretos” incluíam carnes, frios e massas com validade vencida ou, pior ainda, sem qualquer especificação de origem. E não estamos falando de apenas um pacotinho esquecido no fundo da geladeira. Afinal, tratavam-se de mais de 50 quilos de carne bovina vencida, armazenada em uma câmara frigorífica como se estivesse esperando uma segunda chance na vida.

Parte desse “banquete” ainda estava em descongelamento, prestes a virar alguma especialidade local. Além disso, a lista de produtos duvidosos incluía queijos, presunto, mortadela, creme de confeiteiro e temperos – uma verdadeira festa de sabores para quem gosta de viver perigosamente.

Os gerentes da padaria não tiveram a sorte de ficar de fora dessa receita desastrosa, pois tiveram como destino a Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor (Decon). Lá, foram autuados em flagrante por crimes contra as relações de consumo. Porém, pagaram fiança e responderão em liberdade.

As penas para esse tipo de “empreendedorismo” variam de 2 a 5 anos de detenção, mas a liberdade pode sair cara, especialmente se considerarmos a reputação.

Contraditório

A Padaria Santa Marta,  deu sua versão dos fatos, por meio de nota, tentando explicar que os produtos não estavam à venda. De acordo com eles, a carne e outros itens suspeitos foram entregues “com a data de validade muito próxima” e, portanto, estavam separados para devolução ao fornecedor.

Quanto aos frios “sem procedência”, a padaria garante que não estavam estragados, mas apenas com etiquetas incompletas. Contudo, para a Vigilância Sanitária, a informação se faz necessária e crucial. Por fim, a padaria insistiu que nenhum desses produtos estavam à venda, reiterando seu compromisso com a qualidade e saúde dos consumidores.

A operação que descascou essa história teve condução de policiais da Decon, peritos do SPCID/ICCE e fiscais da Vigilância Sanitária de Niterói (DEVIC), após denúncias recebidas pelo Disque Denúncia. Agora, resta saber se a Padaria Santa Marta conseguirá limpar a própria imagem ou se essa história vai continuar azedando.

Íntegra da nota

A vigilância sanitária esteve em uma de nossas lojas e encontrou alguns produtos separados em uma câmara frigorífica que seriam devolvidos ao fornecedor, pois os produtos foram entregues com uma data de validade muito próxima. Eles estavam separados nessa câmara e não na cozinha justamente pois seriam devolvidos e não
comercializados. A respeito dos frios, os produtos encontrados não estavam estragados ou fora da validade, mas sim com informações incompletas nas etiquetas de identificação, que, para a vigilância, é caracterizado como “sem procedência.” Contudo, nenhum desses produtos estavam expostos a venda, pois não comercializamos produtos sem identificação completa. Temos um compromisso com a qualidade dos nossos produtos e com a saúde de nossos consumidores e estamos diariamente atentos em nossas unidades para descartar mercadorias vencidas e/ou impróprias para consumo”.

+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

2 Comentários

  1. Um caso descoberto, quantos milhares que ninguém viu?

  2. Mais a frente tem outra que fez fama, mas o interior, é tão sujo que metade dos funcionários não se alimentam lá.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *