As Secretarias de Ordem Pública (Seop) e de Meio Ambiente e Transportes (Semmatran) da Prefeitura de São Gonçalo realizaram, nesta terça-feira (07), mais uma operação de fiscalização no corredor viário do MUVI – Mobilidade Urbana Verde Integrada. O objetivo da ação foi coibir a invasão de motoristas e motociclistas que utilizam a ciclovia para cortar caminho e estacionam indevidamente na área destinada exclusivamente para ciclistas.
+ LEIA TAMBÉM: ►Crianças são resgatadas após serem mantidas em cárcere privado pelo pai
+ LEIA TAMBÉM: ►Equipes de limpeza atuam em diversos bairros de São Gonçalo
Durante a fiscalização, foram encontrados veículos estacionados em áreas proibidas, como locais de embarque e desembarque escolar, além de carros parados em lugares não autorizados, sobre a calçada e até mesmo veículos de oficinas que estavam estacionados com as placas tampadas para evitar identificação.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido circular com carros ou motos, assim como estacioná-los, em ciclovias. Essa prática constitui infração e pode resultar em multas e perda de pontos na carteira de habilitação dos infratores.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI
É importante lembrar que, de acordo com as normas que regem o uso da ciclovia, somente bicicletas, sejam elas tradicionais ou elétricas, são permitidas no espaço. A Secretaria de Meio Ambiente e Transporte está elaborando a regulamentação para detalhar as regras para o uso do espaço.
A fiscalização seguirá sendo realizada de forma contínua, com ações semanais para promover o ordenamento urbano, garantir o uso adequado das ciclovias e assegurar a segurança de todos os cidadãos.