CarnavalCarnaval 2025Entretenimento, Artes e CulturaRio de Janeiro - Capital

Fiscalização do Procon-RJ atua na Sapucaí e multa bufê de camarote de luxo por comida vencida

Fiscalização do Procon-RJ multa camarotes de luxo da Sapucaí por comida vencida | Divulgação

Fiscalização do Procon-RJ multa camarotes de luxo da Sapucaí por comida vencida | Divulgação

Ações de fiscalização realizadas em camarotes e empresas de alimentos do Sambódromo pela secretaria estadual de Defesa do Consumidor, juntamente com o Procon-RJ, revelaram o descaso no cumprimento de diversas normas. Principalmente, no que se refere a questões de ordem sanitária, mediante o fornecimento de alimentos impróprios para o consumo humano.

Fiscalização do Procon-RJ multa camarotes de luxo da Sapucaí por comida vencida | Divulgação

Fiscalização do Procon-RJ multa camarotes de luxo da Sapucaí por comida vencida | Divulgação

Além disso, os agentes ainda constataram o desprezo na observância de acessibilidade para pessoas com deficiência e também acerca da advertência quanto ao fornecimento de bebidas alcoólicas a menores de idade.

A operação, deflagrada desde o início dos desfiles na sexta-feira (28/2), autuou três camarotes, bem como uma empresa especializada em bufês. A constatação de alimentos vencidos, assim como sem informações de procedência, validade, ocorreu no Camarote Verde e Rosa, na noite deste domingo (2) de Carnaval.

Tal irregularidade evidencia grave risco à saúde pública. Até porque, por lógica, a oferta de alimentos impróprios tem potencial de causar doenças e expor pessoas a riscos de vida. Sobretudo, caso estejam em processo de putrefação e disfarçados de algum modo.

 

Não menos importante, os agentes do Procon-RJ constataram, também, casos pontuais de falta de alvará para funcionamento. As irregularidades tiveram, como resultado, a aplicação de multas e lavratura de auto de infração pelos fiscais.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

No sábado (1º), o camarote Camisa 10 foi autuado, ao passo que, no domingo (2), os camarotes Favela e Portela. Entretanto, o órgão não detalhou quais infrações encontrou em cada camarote, exceto a questão sanitária referente à empresa de buffet do Camarote Verde e Rosa.

Fiscalização do Procon-RJ multa camarotes de luxo da Sapucaí por comida vencida | Divulgação

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Gutemberg Fonseca, secretário de Estado de Defesa do Consumidor, comentou as ações de fiscalização realizadas na Marquês de Sapucaí:

“Nossa preocupação é garantir que o consumidor possa curtir este que é, sem dúvida nenhuma, um espetáculo reconhecido mundialmente, participar, comemorar, confraternizar e sair seguro”, disse. Os agentes seguem na Sapucaí até a próxima terça (04), última noite de desfiles.

O Folha do Leste fez contato com a Liesa, tal qual com os camarotes citados na reportagem e aguarda respostas.

 

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.

Mais emCarnaval