Final entre Flamengo e Palmeiras garante vaga no Mundial de 2029

Final entre Flamengo e Palmeiras garante vaga no Mundial de 2029 | Lucas Merçon/Fluminense FC
A final entre Flamengo e Palmeiras na Libertadores garantirá o primeiro representante brasileiro no Mundial de Clubes 2029, que terá sede ainda indefinida. A Conmebol possui direito a seis vagas no torneio global, sendo quatro destinadas aos campeões da Libertadores.
Tanto Flamengo quanto Palmeiras já disputaram a primeira edição do novo formato, em 2025, nos Estados Unidos, após conquistarem a competição continental em 2021 e 2022. Fluminense e Botafogo, campeões seguintes, também participaram.
Domínio brasileiro na Libertadores
A final deste ano confirma o domínio brasileiro, com sete títulos consecutivos da competição desde 2021. O ranking da Conmebol também oferece duas vagas para o Mundial, hoje liderado por Palmeiras e Racing, mas novas conquistas de clubes brasileiros impediriam o uso dessa via alternativa.
Candidatos à sede do torneio
O Brasil quer sediar o Mundial de 2029, mas enfrenta concorrência de Austrália, Catar, Estados Unidos e uma candidatura conjunta de Espanha, Portugal e Marrocos, que sediarão a Copa do Mundo de 2030.
Além do campeão da Libertadores, já estão classificados Cruz Azul, Paris Saint-Germain, Al-Ahli e Pyramids. A decisão entre Flamengo e Palmeiras está marcada para 29 de novembro, em Lima, no Peru. Contudo, a CBF tente levar o jogo para Brasília ou Belém.
O vencedor também disputará a Copa Intercontinental a partir de 10 de dezembro, contra o Cruz Azul, campeão da Champions League da Concacaf.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI


























