
Fila Zero vai zerar fila de exames do SUS em Niterói com apoio da rede privada | Divulgação/Evelen Gouvêa/Prefeitura de Niterói
O Fila Zero vai zerar fila de exames do SUS em Niterói. O novo programa da Prefeitura, lançado nesta segunda-feira (14), aposta na contratação emergencial de clínicas privadas para acelerar diagnósticos e reduzir a espera no sistema público.
A proposta é atender à alta demanda da rede municipal, que atualmente registra cerca de 10 mil pedidos mensais de exames não urgentes. O objetivo é eliminar essa fila até dezembro deste ano.
Para isso, o município criou a Tabela SUS-Niterói, com valores complementares aos praticados nacionalmente. O modelo garante melhor remuneração para prestadores de serviço e amplia a capacidade de atendimento.
Parceria com setor privado quer acelerar diagnósticos
Durante o lançamento no Caminho Niemeyer, o prefeito Rodrigo Neves destacou a urgência da ação:
“O que me move é especialmente cuidar daqueles que mais precisam. Essa é uma causa de minha vida. Estamos dando um passo aqui para construir uma Niterói que orgulha a todos, uma Niterói que dá oportunidade e dignidade humana para todos os seus cidadãos. A gente precisa dar conta desse desafio de zerar as filas de exames. Preciso muito que os profissionais de saúde, na ponta, os médicos de família e as policlínicas façam um esforço concentrado junto com o comando central da Secretaria de Saúde, junto com o setor privado, e que a gente possa, quem sabe, em dezembro, zerar essa fila de exames e consultas na cidade. Estamos falando de 10.000 exames por mês nessa parceria”, afirmou Rodrigo Neves.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
A medida foi desenhada após o aumento da demanda por exames no pós-pandemia. Segundo a secretária de Saúde, Ilza Fellows, o Fila Zero nasce para dar vazão à fila acumulada e reorganizar o fluxo da rede pública.
“O programa Fila Zero nasceu para atender uma demanda reprimida de exames e de algumas consultas de especialistas. A proposta é que a gente, através de uma parceria, de um credenciamento direto com a rede privada, consiga atender essa demanda enquanto reestruturamos a própria rede para poder absorver a demanda natural. Lançamos o programa e o primeiro edital sai amanhã. A gente vai lançar vários editais por grupos de exames”, explicou a secretária de Saúde.
A Prefeitura já prepara uma série de editais para credenciar clínicas e laboratórios, com foco em exames como ecocardiografia transtorácica, ultrassonografia mamária, endoscopia e colonoscopia.
Investimento será feito com verba municipal
A complementação financeira será custeada com recursos próprios. O pagamento seguirá valores definidos com base em pesquisa de mercado e disponibilidade orçamentária. A Tabela SUS-Niterói poderá ser reajustada com aprovação do Conselho Municipal de Saúde.
A rede pública continuará oferecendo os exames de urgência normalmente, enquanto os preventivos e eletivos serão absorvidos pela rede complementar.
Com a nova política, Niterói pretende atingir zero fila de espera para exames no SUS e consolidar um novo padrão de acesso para usuários do sistema público.