Alê, me Ajuda!ColunistasSaúde

Fevereiro Roxo: Consciência e apoio às doenças crônicas

 Conscientização em Foco: Fevereiro Roxo destaca desafios das doenças crônicas.

Neste mês de fevereiro, a campanha Fevereiro Roxo ganha destaque ao abordar questões cruciais relacionadas às doenças crônicas, como fibromialgia, Alzheimer e lúpus.

Sob a perspectiva da Dra. Maria Carolyna Fonseca Batista Arbex, especialista em cuidados paliativos, essa iniciativa não apenas promove a conscientização sobre tais enfermidades, mas também realça a urgência do diagnóstico precoce e do suporte adequado aos pacientes e seus familiares.

Dra. Maria Carolyna Fonseca Batista Arbex, especialista em cuidados paliativos

A campanha Fevereiro Roxo tem como objetivo conscientizar a população sobre algumas das principais doenças crônicas, como fibromialgia, Alzheimer e lúpus.

A fibromialgia provoca dores intensas por todo corpo

Segundo a geriatra especialista em cuidados paliativos, Dra. Maria Carolyna, o mês também serve para destacar a importância de identificar essas enfermidades ainda em estágios iniciais.

São doenças que têm um impacto significativo na vida das pessoas e de seus cuidadores, portanto, o conhecimento é a chave para lidar de maneira eficaz com as inevitáveis consequências. Daí a importância da campanha, que ao ajudar no diagnóstico precoce, consequentemente, também auxilia no controle do avanço da doença e em tratamentos mais eficazes,

diz a especialista.

A doença Alzheimer vem acompanhada com a perda da memória.

No caso do Alzheimer, Dra. Maria Carolyna explica ainda se tratar de uma condição desafiadora, pois embora o tratamento possa desempenhar um papel crucial em retardar sua progressão, a condição continua a interferir na memória, no pensamento e no comportamento, o que sempre afeta os familiares e amigos do paciente.

Dicas para familiares de pacientes com Alzheimer:

Diante desse cenário, a geriatra separou algumas dicas valiosas para a família ou até mesmo os cuidadores de pessoas que precisam lidar diariamente com os desafios do Alzheimer.

Busque ajuda profissional: consultar um especialista em cuidados paliativos é fundamental para obter orientações adequadas sobre o tratamento e o manejo da doença;

• Estabeleça uma rotina: manter os afazeres de maneira estruturada pode ajudar na segurança e no conforto do paciente;

• Promova a comunicação: mesmo em estágios avançados, manter uma comunicação afetuosa e não verbal é vital para o bem-estar emocional do paciente;

• Lembre-se de você: cuidadores também precisam de apoio, seja por meio de grupos, terapia ou pausas regulares para descanso.

Para Dra. Maria Carolyna, o Fevereiro Roxo é uma data imprescindível no calendário de campanhas anuais, pois relembra sobre a importância de estar ciente das doenças crônicas e da necessidade de sempre oferecer apoio aqueles que enfrentam esses problemas.

Assim, conscientizamos que mesmo diante dos desafios ainda é possível proporcionar qualidade de vida a todos os envolvidos, desde que haja uma abordagem cuidadosa e afetuosa.

Em um mês dedicado à conscientização sobre as doenças crônicas, a voz da Dra. Maria Carolyna Arbex ressoa como um chamado à ação e à compaixão.

Assim, ao reconhecer a importância do Fevereiro Roxo, não apenas informamos, mas também nos comprometemos a oferecer apoio e compreensão àqueles que enfrentam esses desafios diariamente.

 

Quem é Dra. Maria Carolyna Fonseca Batista Arbex? Formada em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP -Universidade Federal de São Paulo), especialista em Geriatria pela UNIFESP e SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), mestre em Ciências da Tecnologia e Atenção à Saúde pela UNIFESP e especialista em Cuidados Paliativos pela Organização Latinoamerica Pallium e Universidad Del Salvador. É médica assistente do Ambulatório de Memória e Geriatria da Universidade de Araraquara (Uniara).

Imagens: Canva

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *