Leste FluminenseNiterói

Festival Internacional de Choro de Niterói movimenta a cidade com música e cultura

Festival Internacional de Choro de Niterói movimenta a cidade com música e cultura | Divulgação/Lucas Benevides/Prefeitura de Niterói

O feriado de São Jorge, nesta quarta-feira (23), foi também Dia Nacional do Choro e da pré-estreia do III Festival Internacional de Choro de Niterói. A cidade está recebendo, até 27 de abril, artistas e grupos nacionais e internacionais, jam sessions com palco aberto, área gastronômica, exposição e oficinas de formação para músicos de nível intermediário.

O Mercado Municipal recebeu os grupos Choro na Rua, com os convidados Bruno Barreto e Júlia Vargas, e Choro Malandro. Quem pôde aproveitar, não perdeu tempo. Foi o caso de Regina Alves de Souza, 23 anos, professora de dança de salão, que foi ao Mercado Municipal curtir a tarde de chorinho.

“Sempre acompanho as programações do Mercado e adorei quando soube que era o festival de choro. Acho muito importante a Prefeitura apoiar e incentivar eventos como este, que mostra a cultura brasileira para que pessoas de todas as idades possam curtir. É muito legal o festival acontecer em diversos local da cidade”, observou Regina Alves de Souza.

O III Festival Internacional de Choro de Niterói é realizada pela Prefeitura. A festividade surgiu com o objetivo de se tornar uma tradição e potencializar a cena local de um dos ritmos mais tradicionais do Brasil.

Organizada pela Fundação de Arte de Niterói (FAN), a iniciativa promove shows de artistas consagrados, como Hamilton de Holanda, Rosa Passos, Áurea Martins, Caetano Brasil, Silvério Pontes e sua convidada Leila Pinheiro. Em complemento, esta edição ainda embarca no intercâmbio cultural entre países.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Niterói poderá conferir os talentos da cantora francesa Camille Bertault e da flautista japonesa Naomi Kumamoto. Ao todo, mais de 60 artistas se apresentam em diversos pontos da cidade, levando música para o Mercado Municipal, o Reserva Cultural, a Sala Nelson Pereira dos Santos, o Campo de o Bento e o Horto do Barreto.

Além da agenda de atrações, o Festival Internacional de Choro é um projeto que incentiva artistas a desenvolverem suas habilidades. Ao todo, 13 oficinas de instrumentos gratuitas serão oferecidas para músicos de nível intermediário. Ministradas por músicos de renome nacional e internacional, as aulas ocorrerão até 25 de abril, em pontos variados de Niterói. As inscrições estão disponíveis no site do festival.

O público também poderá visitar, nos dias 26 e 27, uma exposição sobre os ícones do choro nacional, com caricaturas feitas pelo artista Renato Aroeira, no espaço Reserva Cultural. O local contará ainda com uma área gastronômica com food trucks e cervejas artesanais produzidas na cidade.

A programação completa e mais informações sobre as oficinas estão disponíveis no site e nas redes da Prefeitura e da Cultura Niterói.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *