Festival Bike Arte Brasil chega a Niterói com programação gratuita

Festival Bike Arte Brasil chega a Niterói com programação gratuita | Divulgação/Lucas Benevides/Prefeitura de Niterói
O Festival Bike Arte Brasil chega a Niterói com atividades gratuitas para toda a população. A edição na cidade acontece no dia 1º de novembro, na Praça João Saldanha, em Santa Bárbara, e traz oficinas, pedaladas, shows, intervenções urbanas e espetáculos teatrais.
Criado pelo Instituto Aromeiazero, o evento promove a bicicleta como símbolo de mobilidade sustentável, inclusão e diversidade. O festival conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, que atua na promoção do uso seguro e acessível da bicicleta como meio de transporte.
Para Filipe Simões, coordenador da Niterói de Bicicleta, a iniciativa fortalece políticas públicas locais:
“A presença do Bike Arte em Niterói reforça o compromisso da cidade com políticas que incentivam a mobilidade ativa e a ocupação dos espaços públicos de forma segura e criativa”, afirmou.
Desde 2012, o Bike Arte Brasil conecta artistas e coletivos locais, valorizando a cultura urbana e reforçando que a cidade é de todas as pessoas. Carol Pires, coordenadora do festival, ressalta:
“Niterói tem uma importante cultura de mobilidade por bicicleta. O festival celebra essa diversidade e promove a ocupação democrática dos espaços públicos.”
Referência nacional na cultura da bicicleta
Niterói é destaque no país pelo uso da bicicleta para transporte e lazer, com infraestrutura cicloviária moderna e políticas inovadoras. O sistema de compartilhamento NitBike, por exemplo, já ultrapassou 1 milhão de viagens. A ciclovia da Avenida Marquês de Paraná é a mais movimentada do Brasil, e o Bicicletário Arariboia oferece 850 vagas gratuitas, incluindo estrutura para bicicletas elétricas.
O Festival Bike Arte Brasil potencializa a cultura local, promovendo inclusão e acesso à arte urbana. O evento também fortalece a mobilidade sustentável, oferecendo manutenção para bicicletas e reforçando hábitos saudáveis. Nas últimas edições, o festival reuniu mais de 10 mil pessoas e realizou manutenção em 353 bicicletas.
Realizado pelo Instituto Aromeiazero, com patrocínio do Itaú Unibanco, o evento conta com apoio da Prefeitura de Niterói, da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, da Regional Santa Bárbara e de coletivos locais como Santa Bárbara Bikers, Decisão Bike, Roda Cultural de Santa Bárbara e Samba da Paixão.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI


























