Entretenimento, Artes e CulturaLeste FluminenseNiterói

Festa de Itaipu agita a Região Oceânica e homenageia São Pedro

Festa de Itaipu agita a Região Oceânica e homenageia São Pedro

Festa de Itaipu agita a Região Oceânica e homenageia São Pedro | Reprodução

O maior e mais tradicional evento junino da Região Oceânica de Niterói, que chega à sua edição de número 101, começa nesta sexta-feira (5) e vai até domingo (7). Trata-se da Festa de Itaipu, em homenagem a São Pedro, realizada pela colônia de pescadores Z7.
O santo é consagrado como padroeiro e protetor das pessoas que atuam nas atividades de pesca, sobretudo pelos perigos e adversidades que eles enfrentam no mar. Os trabalhadores também intercedem ao santo pelo peixe de cada dia em suas redes, que lhes garante o sustento e a sobrevivência.
Desse modo, a Praça Silva Jardim, nas imediações da Praia de Itaipu, já está preparada para receber um grande público para as mais variadas atrações da festança. Do sagrado ao profano, a programação abrange a todos. E os organizadores do evento, movidos por sua gratidão a São Pedro, cuidaram de todos os detalhes para que haja fartura de alegria, diversão e lazer.
+ LEIA TAMBÉM: ►Niterói: NitBike registra mais de 6 mil cadastros em 24 horas

Considerando que a festa corresponde a uma manifestação de fé, o evento terá sua abertura com Missa em honra e homenagem ao Padroeiro São Pedro, às 19h.

Através dessa celebração, os devotos do santo lhe honram através da liturgia Cristã e das rezas e orações para lhe agradecer pelas graças concedidas, bem como renovar sua crença. Assim como São Pedro corresponde à pedra fundamental da Santa Igreja, ele também constitui o principal motivo desta grande celebração. Portanto, toda programação acontece em sua honra e glória.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Em seguida, às 20h, o palco montado no local já começa a tocar os mais variados sons. Ao longo dos três dias de festejos, artistas e bandas locais vão embalar os dançantes com muito forró e música sertaneja. Entretanto, para agradar a todos os gostos, outros gêneros musicais, como o pagode e outros hits do momento, estarão no playlist de atrações.

Não se pode desprezar a parte mais saborosa do evento. Afinal, dezenas de barraquinhas já estão preparadas para temperar a alegria de quem vai à Festa de Itaipu. Apesar de se tratar de uma festa santa, não faltarão tentações de dar água na boca. Variadas comidas típicas, entre doces e salgados, farão qualquer pessoa quebrar seus votos dietéticos.
Festa de Itaipu agita a Região Oceânica e homenageia São Pedro

Festa de Itaipu agita a Região Oceânica e homenageia São Pedro

Por exemplo, milho cozido, angu à baiana, caldos quentes, churrasquinho, salsichão, carne de sol, pipoca, amendoim, cocadas, maçã do amor, pamonha, algodão-doce e muitas outras delícias fazem parte do cardápio.
E para inebriar quem gosta – recomendamos moderação – muitas barraquinhas com chope artesanal, caipirinha, caipifruta, batidas, cervejas, vinhos e bebidas quentes. Mas os abstêmios do álcool também têm vez, com água mineral, refrigerantes, sucos, energéticos e outras bebidas não alcoólicas.
E como acontece todo ano, um parque de diversões foi montado no local, para garantir o lazer de crianças e adultos, com ingressos vendidos no local. De igual forma, barracas de moda e artesanato dão espaço para artesãos locais.

Transporte e trânsito

Segundo a organização da festa, haverá ônibus a noite toda. A principal linha que atende a festa se trata do 38 (Centro-Itaipu), que passa por diversos bairros. A parada final do ônibus, inclusive, fica no local do evento. Caso opte por ir de carro, estacione apenas em locais onde a sinalização indicar como permitidos.
Haverá interdição ao trânsito de veículos em todos os arredores da Praça Viçoso Jardim. Logo, os carros que trafegarem pela Estrada Francisco da Cruz Nunes, somente poderão ir até à altura da Rua Max Albin, onde deverão retornar.

Confira a programação:

Festa de São Pedro de Itaipu
05/07 a 07/07 – 18h
  • Praia de Itaipu
  • Entrada Gratuita
  • Sexta feira dia 05/07 a partir das 19h com Missa em homenagem a São Pedro Padroeiro dos Pescadores, adoração e Louvor!
  • Shows a partir das 20h com Muito Pagode, Forró e Sertanejo. Parque de diversões e Barraquinhas com comidas típicas!!

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *