Réveillon 2024Rio de Janeiro - Capital

Festa da virada em Copacabana espera 2 milhões de pessoas

Festa da Virada em Copacabana terá 12 minutos de queima de fogos e diversos shows | Prefeitura do Rio/Divulgação

A orla de Copacabana já está preparada para a celebração do Réveillon 2024 em grande estilo. E a famosa queima de fogos, que deve atrair  dois milhões de expectadores, acontece este ano sob a regência da maestrina Ludhymila Bruzzi.

Na praia, há dois palcos principais. O palco Copacabana, em frente ao Hotel Copacabana Palace, terá shows de Nattan, Luísa Sonza, Gloria Groove, Ludmilla e GRES Imperatriz Leopoldinense. Porém, o Palco Samba, próximo à Rua República do Peru, também reserva grandes atrações, com shows de Teresa Cristina, Jorge Aragão, Diogo Nogueira, Belo e GRES Unidos do Viradouro.

Palco do Evento | Prefeitura do Rio/Divulgação

Segurança

Para garantir a segurança da festa, a Prefeitura do Rio montou um esquema especial com 61 torres de vigilância ao longo da orla, sob o comando da Polícia Militar. Nesse sentido, haverá ainda quatro postos de saúde e UTIs móveis para atendimentos médicos.

Show de luzes

A queima de fogos em Copacabana será um espetáculo à parte. Serão 12 minutos de fogos em 3D, com figuras de corações duplos, círculos com estrelas e bombas inovadoras. A apresentação terá, sobretudo, ainda mais potência, com grafismos inéditos e mais tecnologia, com brilhos e cores.

Inédito

Pela primeira vez, a queima de fogos será ao som de uma orquestra ao vivo. Acordes musicais sob a batuta da maestrina Ludhymila Bruzzi ditarão o ritmo das explosões. No total, serão dez balsas, com um distanciamento de 25 metros entre elas. O sistema de disparo é de conexão via GPS, que monitora e aciona cada uma delas.

Além disso, drones farão um espetáculo à parte, com imagens e mensagens de paz e esperança.

Trânsito

Desde às 7h, já estão em funcionamento os bloqueios nos bairros de Copacabana e no Leme. A pista da Avenida Atlântica junto à orla, está fechada para o trânsito, tal qual acontece nos finais de semanas e feriados normais.

A partir das 16h, a via ficará totalmente interditada, em ambos sentidos. A partir das 19h30, haverá o fechamento de todos os acessos à Copacabana e ao Leme. Porém, ônibus e táxis poderão ter acesso até 22h.

Desde ontem (30/12), está proibido estacionar em toda a extensão da Avenida Atlântica e nas suas vias de acesso e saída.

Os acessos à Copacabana terão liberação para todos os veículos a partir das 5h, do dia 1º. No entanto, as duas pistas da Avenida Atlântica permanecerão interditadas até às 10h, com a pista sentido Forte de Copacabana liberada com a mão invertida.

Metrô

A tradicional operação especial de Réveillon começa às 19h e termina às 5h de 1º de janeiro. Nesse período, como de costume, o usuário do serviço somente consegue viajar usando os cartões especiais. Isso vale para viagens de ida, bem como de volta. Vale destacar, que as integrações tarifárias (ônibus, BRT e vans) com o metrô terminam às 19h.

Desse modo, os bilhetes estão disponíveis até 18h59 nas bilheterias da estação Carioca. Porém, faz-se necessário alertar para a venda limitada de bilhetes.

Horários
  • Das 19h às 20h – cartão verde-claro (ida) e verde-escuro (ida e volta);
  • Das 20h às 21h – cartão azul-claro (ida) e cartão azul-escuro (ida e volta);
  • Das 21h às 22h – cartão rosa-claro (ida) e cartão rosa-escuro (ida e volta);
  • Das 22h às 23h – cartão amarelo (ida) e cartão laranja (ida e volta);
  • Das 23h à meia-noite – cartão lilás (ida) e cartão roxo (ida e volta);
  • Da meia-noite às 5h – cartão cinza (volta).

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *