
Feliz Dia das Crianças: uma data para celebrar a infância | Arte: Folha do Leste
Nesta quinta-feira, 12 de outubro, comemoramos o Dia das Crianças no Brasil. A data se trata de uma homenagem a todas as crianças do país. E representa um momento para celebrar a infância e a pureza das crianças.
A origem do Dia das Crianças, no Brasil, remonta ao ano de 1923, período da República Velha. Nesse ano, ocorreu, no Rio de Janeiro, o Congresso Sul-Americano da Criança. O evento reuniu estudiosos e políticos de vários países para discutir questões relacionadas à infância, como educação, saúde e bem-estar.
Alguns historiadores acreditam que a Primeira Guerra Mundial também pode ter influenciado a criação do nosso Dia das Crianças. A guerra causou a morte de milhões de pessoas, incluindo crianças, no mundo. Além disso, deixou muitas outras órfãs.
De igual forma, no início do século XX, o Brasil passava por um período de industrialização e urbanização. Com isso, o número de crianças em situação de vulnerabilidade social aumentou. E o Dia das Crianças foi visto como uma forma de lembrar da importância da paz e da proteção da infância.
Após o congresso, o deputado federal Galdino do Valle Filho propôs um projeto de lei para instituir o Dia da Criança no Brasil. A ideia, acatada pelo então presidente Arthur Bernardes, instituiu-se por Decreto, em 5 de novembro de 1924. Assim sendo, o primeiro Dia das Crianças foi comemorado em 12 de outubro de 1925.
Presentes
A tradição de presentear as crianças na data surgiu na década de 1950, com o crescimento do mercado de brinquedos no país. O período passou a ser um momento para as famílias se reunirem e presentearem as crianças com brinquedos e outros presentes.
Atualmente, o Dia das Crianças é uma das datas comemorativas mais importantes. A data é marcada por eventos e atividades especiais para crianças, como festas, brincadeiras, shows e distribuição de brinquedos.
Brinquedos
Ao longo da história do Dia das Crianças no Brasil, várias empresas de brinquedos se destacaram. Vejamos algumas das principais fabricantes de brinquedos no Brasil:
Estrela
Fundada em 1930, a empresa se tornou referência entre fabricantes de brinquedos do Brasil. A empresa possui brinquedos clássicos, como a boneca Susi, Ferrorama, Pogobol, Autorama. Além desses, destacamos os jogos de tabuleiro Banco Imobiliário e Jogo da Vida.

Banco Imobiliário (anos 1980), jogo de tabuleiro criado em 1932, que atravessou gerações ao passo que ganhou novas versões com o passar do tempo | Reprodução
Mattel

Casa da Barbie, sonho de crianças de diversas gerações | Créditos: Mattel
A empresa americana se trata de uma das líderes mundiais no mercado de brinquedos. Seus brinquedos mais populares: a boneca Barbie e o carrinho Hot Wheels.
Hasbro

Menino brinca com bonecas Baby Alive em campanha da Hasbro do Dia dos Pais | Créditos: Hasbro
Outra empresa americana, líder mundial no mercado de brinquedos. A empresa possui seus brinquedos populares, como o boneca Baby Alive, bonecos Transformers e o jogo Monopoly.
Direitos da criança
Além da comemoração da infância, o Dia das Crianças também representa um momento para lembrar de direitos. A Declaração Universal dos Direitos da Criança foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1959. O documento estabelece os direitos fundamentais de todas as crianças, independentemente de sua raça, religião, nacionalidade ou condição social.
Principais direitos
- À vida, à saúde e à educação;
- Proteção contra a violência e a exploração;
- À participação e à voz;
- Ambiente seguro e saudável.
Estatuto da Criança e do Adolescente
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma lei brasileira que estabelece os direitos e garantias fundamentais de crianças e adolescentes. O ECA foi promulgado em 13 de julho de 1990 e é considerado uma das leis mais avançadas do mundo sobre a proteção da infância.
O ECA define criança como a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente como a pessoa entre doze e dezoito anos de idade. A lei estabelece que todas as crianças e adolescentes têm direito a:
- Vida e saúde;
- Educação;
- Lazer;
- Proteção contra a violência e a exploração;
- Participação na vida social e política.
Dia das Crianças – outros países
- Belize: 4 de março
- Bolívia: 12 de abril
- Camboja: 1º de junho
- Canadá: 20 de novembro
- China: 1º de junho
- Coréia do Sul: 5 de maio
- Costa Rica: 9 de setembro
- Estados Unidos: 8 de junho
- Etiópia: 25 de novembro
- Gana: 31 de agosto
- Grécia: 11 de dezembro
- Guiana: 9 de setembro
- Indonésia: 17 de junho
- Iraque: 12 de outubro
- Laos: 1º de junho
- Líbano: 22 de março
- México: 30 de abril
- Mongólia: 1º de junho
- Nepal: 20 de agosto
- Nigéria: 27 de maio
- Paraguai: 16 de agosto
- Rep. do Congo: 25 de dezembro
- Serra Leoa: 11 de dezembro
- Tailândia: 11 de janeiro
- Uruguai: 6 de janeiro
- Japão: meninos, 5 de Maio; meninas, 3 de Março
- China: 5 de Maio
- Nova Zelândia: é sempre o último domingo de outubro
- Moçambique: 1 de Junho
- Índia: 14 de novembro
- Turquia: 23 de abril