Celebridades

Faustão era segundo da fila para transplante, governo de SP confirma

Faustão era segundo da fila para transplante, governo de SP confirma

Foto: Reprodução – Redes Sociais

No último domingo (27), o apresentador Fausto Silva, de 73 anos, foi submetido a uma cirurgia de transplante de coração. Segundo informações da Central de Transplantes do Estado de São Paulo, Faustão ocupava a segunda posição na fila de espera.

A equipe transplantadora recebeu a oferta de um coração ainda na madrugada de domingo, e após avaliações de compatibilidade, o comunicador aceitou o órgão. O paciente que ocupava a primeira posição na lista decidiu recusar o transplante, por motivos ainda não divulgados.

De acordo com Carolina Casadei dos Santos, especialista em insuficiência cardíaca e transplante de coração, a recusa de um órgão por parte da equipe médica pode estar relacionada a questões logísticas ou incompatibilidades anatômicas entre doador e receptor.

No caso de transplantes de coração, é importante considerar a compatibilidade sanguínea e os critérios antropométricos, como faixa de peso e altura, entre doador e receptor. Os requisitos estabelecem que o receptor só pode receber um coração de um doador com peso até 20% superior ou inferior ao seu.

Em São Paulo, o tempo médio de espera por um transplante de coração é de 1 a 3 meses, mas casos de urgência podem acelerar esse processo.

“Leia mais sobre Celebridades aqui”

A Central de Transplantes enfatiza que a disponibilização de órgãos segue critérios técnicos estabelecidos pela legislação, considerando a compatibilidade sanguínea, critérios antropométricos e priorização de pacientes com risco iminente de morte.

Internado desde o dia 5 de agosto devido a uma insuficiência cardíaca, Faustão já havia passado por diversas intervenções médicas ao longo dos anos, incluindo cirurgia bariátrica, angioplastia e colocação de um marca-passo.

O transplante de coração, que durou cerca de 2h30, foi realizado com sucesso no hospital Albert Einstein, em São Paulo. O apresentador permanece na UTI, sendo monitorado de perto para garantir a adaptação do novo órgão e prevenir possíveis rejeições.

O hospital recebeu um órgão compatível após apenas sete dias de espera na lista de transplantes do SUS.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Celebridades