
Protesto em Saquarema – Foto: Reprodução/Saquarema da Informação
A falta de energia elétrica, após a tempestade do último sábado (18), também atingiu a cidade de Saquarema. Nesta segunda-feira (20), houve manifestações em diferentes bairros do município.
De acordo com a página Saquarema da Informação, houve registro de atos na Av. Saquarema, altura do depósito de bebidas Sempre Salva, no Porto da Roça; na Rodovia Amaral Peixoto, na altura do bairro Bonsucesso (Km. 73); na Estrada do Condado e na Rua Teodoro Bernardo, próximo ao Hospital Estadual dos Lagos.
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Moradores chegaram a interditar as pistas com barricadas em chamas. Policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e do 25º BPM (Cabo Frio) atenderam às ocorrências. Apesar dos atos, não há informações sobre eventuais tumultos, prisões ou feridos.

Protesto em Saquarema – Foto: Reprodução/Saquarema da Informação
O que diz a Enel
A Enel afirmou que se solidariza com cada um de seus clientes que ficaram sem energia nos últimos dias. A empresa informou que 97% dos clientes afetados pela tempestade registrada na noite de sábado, na área de concessão da empresa tiveram o serviço normalizado. Segundo a concessionária, o evento climático, com chuva, fortes rajadas de vento e descargas atmosféricas, causou danos severos à rede elétrica de várias cidades fluminenses, interrompendo o fornecimento de energia.
A empresa disse que mobilizou um reforço ainda maior de equipes entre segunda e terça, principalmente nas cidades mais afetadas, como Niterói, São Gonçalo, Maricá e Petrópolis. Ao todo, cerca de 900 equipes estão atuando nas ruas para acelerar o atendimento das ocorrências remanescentes.
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A Enel também afirmou que implementou “mesas de cooperação” com as Prefeituras de Niterói, São Gonçalo e Petrópolis em que representantes da distribuidora e das administrações municipais atuam em conjunto em tempo real.
“A colaboração permite a atuação mais rápida em casos prioritários e o apoio de agentes municipais para ajudar os técnicos a se deslocarem melhor no trânsito e garantir a segurança dos colaboradores da distribuidora”, explicou a Enel.
A Enel esclareceu ainda que os atendimentos em curso nesta terça são mais localizados e muitas vezes complexos, porque demandam a reconstrução da rede, exigindo horas de serviço em cada local.
“Como as emergências estão espalhadas em diferentes pontos específicos, o restabelecimento do serviço ocorre de forma gradativa, apesar de todo o adicional de técnicos atuando nas ruas”, acrescentou a empresa.
Segundo dados da Enel, mais de 100 postes e mais de 50 transformadores precisaram ser substituídos; e 50 mil equipamentos da rede foram trocados, ao todo, incluindo mais de 11 mil conectores, necessários para reparação dos cabos danificados.