A Enel Distribuição Rio informa que está trabalhando neste domingo (18) com força total para restabelecer o fornecimento de energia em Niterói, São Gonçalo e Maricá. Alguns bairros das três cidades estão sem luz desde a noite deste sábado (18), após uma tempestade no início da noite. Milhares de clientes ficaram sem energia.
Contudo, em alguns casos, apesar de passarem a madrugada inteira no escuro, algumas consumidores já estão tendo o fornecimento de energia restabelecido. Mas não se trata da situação de muitos outros, ainda submetidos ao calor.
Segundo a Enel Distribuição Rio, até por volta do meio-dia deste domingo (19), a concessionária já teria normalizado o serviço de 76% dos clientes que ficaram sem energia. A empresa se refere a esses consumidores como “clientes afetados pela intensa tempestade registrada no início da noite de ontem (18)”.
A Enel explica que o evento climático, com chuva, rajadas de vento e descargas atmosféricas, causou danos severos à rede elétrica de várias cidades fluminenses, interrompendo o fornecimento de energia.
Dando sequência ao plano verão preparado para este período crítico, foi acionado imediatamente um reforço no número de equipes em campo, que atuaram durante toda a noite para agilizar o atendimento às emergências. A Enel segue trabalhando com força total para recuperar todos os clientes o mais rápido possível, disse a Enel, em nota.
Plano Verão
De acordo com as informações divulgadas pela Enel, o “Plano Verão” se trata de um robusto esquema especial de operação e atendimento, preparado para enfrentar o período desafiador desta estação do ano.
“Os investimentos em tecnologia fizeram a diferença nesse momento, pois conseguimos poucas horas depois do temporal recuperar um bom volume de clientes por meio de manobras de telecontrole. Agora, seguimos trabalhando com força total para normalizar o serviço para todos os clientes o mais rápido possível”, afirmou o diretor de Operação da Enel Rio, José Luis Salas.
Ainda de acordo com a Enel, no verão, ocorrem tempestades, com intensas rajadas de vento, quedas de árvores e alagamentos. A empresa afirma que tais eventos climáticos “castigam a rede elétrica e prejudicam o fornecimento de energia para os clientes”.
A Enel argumenta, ainda, que o Plano Verão 2023/24 garante um aumento expressivo no número de equipes emergenciais em caso de contingências severas, além de dobrar a capacidade de atendimento aos clientes pelos canais da companhia.
“Com tudo isso, podemos dizer aos nossos clientes que estamos muito atentos aos desafios do verão e que estamos colocando todos os nossos esforços para reduzir significativamente o impacto desse período sobre o serviço de fornecimento de energia na nossa área de concessão”, reitera José Luis.
Lojas da Enel abertas
A concessionária Enel informou, também, que suas lojas estão abertas em nove cidades em regime de plantão neste domingo (19) e no feriado (20) para atender clientes com falta de energia. A empresa diz que a medida se deve ao reforço dos canais de atendimento. Portanto, as lojas estão abertas nas cidades de Maricá, Niterói, São Gonçalo, Petrópolis, Teresópolis, Angra, Paraty, Araruama e Saquarema. Tanto neste domingo bem como no feriado de segunda-feira.
“Nessas cidades, as pessoas podem procurar também a loja pra fazer o registro de falta de energia. Mas é importante ressaltar que, em situações de contingência, orientamos que os clientes utilizem os canais digitais para agilizar o atendimento”, afirma a responsável de Mercado da Enel, Ana Teresa Neves Raposo. O cliente pode registrar falta de energia pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para (21 99601-9608), pelo App Enel Rio ou site www.enel.com.br.
Em Niterói, após as chuvas, a cidade entrou em estágio de atenção. Inclusive, o show da cantora Marisa Monte, que aconteceria na Praia de Icaraí foi cancelado em razão da tempestade e da queda do palco.
A concessionária solicita aos clientes que utilizem os canais digitais para agilizar o atendimento. A Enel justifica esse pedido dada a situação de contingência.
A empresa orienta que os clientes utilizem os canais digitais para agilizar o atendimento. A empresa reforçou a estrutura em todos os canais de comunicação direta para ingresso das solicitações. O cliente pode registrar falta de energia pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para (21 99601-9608). Além do WhatsApp. As solicitações relacionadas à falta de luz também podem ser feitas prioritariamente pelo App Enel Rio ou site www.enel.com.br”, finaliza.
Jurista opina
“A população tem o direito de receber um serviço adequado e seguro, e a Enel deve ser responsabilizada por seus descumprimentos”, finaliza