Baixada FluminenseEstado do Rio de JaneiroRio de Janeiro - Capital

Falta d’água no Estado do Rio afeta alunos da UFRRJ

Falta d'água em Seropédica afeta alunos da UFRRJ

Falta d’água no Estado do Rio afeta alunos da UFRRJ | Divulgação/UFRRJ

Alunos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) estão sem aulas há dois dias devido à falta d’água em Seropédica, município localizado na Baixada Fluminense. O abastecimento foi interrompido na última terça-feira (22) por conta de uma manutenção no sistema de produção Ribeirão das Lajes, em Piraí, no Sul Fluminense. A previsão inicial era que o serviço fosse concluído no mesmo dia, mas precisou ser estendido e agora tem previsão de término para a tarde desta quarta-feira (23).

Em comunicado oficial, a UFRRJ informou que, além das aulas, as atividades administrativas também foram suspensas pelo segundo dia consecutivo. A Administração Central da universidade destacou que a Prefeitura Universitária está monitorando o nível de água armazenado nos alojamentos e no Restaurante Universitário. Caso seja necessário, o reabastecimento será feito por caminhões-pipa.

+ LEIA TAMBÉM: Criminoso morre após confronto com a PM em Itaboraí
+ LEIA TAMBÉM: Sequestro de ônibus na Muzema aumenta tensão na Zona Oeste

A situação também afeta outras instituições de ensino. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por exemplo, teve problemas de abastecimento na Cidade Universitária, localizada na Ilha do Fundão, Zona Norte do Rio. Entretanto, as atividades não foram interrompidas. Em nota, a Prefeitura Universitária da UFRJ afirmou que a instituição não foi informada previamente sobre o desabastecimento.

A paralisação no sistema de abastecimento impacta toda a cidade de Seropédica, além de bairros no Rio de Janeiro e municípios vizinhos, como Itaguaí e Nova Iguaçu, na Região Metropolitana, e cidades da Baixada Fluminense, como Japeri, Queimados e Paracambi.

+ MAIS NOTÍCIAS DA BAIXADA FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

A concessionária Águas do Rio, responsável pelo abastecimento em parte dessas áreas, aproveitou a paralisação programada para realizar a manutenção anual da Light, que controla o Complexo Hidrelétrico de Lajes, e instalou 20 novos equipamentos em tubulações de grande porte. De acordo com a empresa, o serviço foi prolongado “devido à complexidade”, mas deve ser finalizado ainda hoje, e o abastecimento será normalizado gradualmente em até 72 horas.

Em resposta ao desabastecimento, a Rio+ Saneamento, outra concessionária envolvida, informou que diversos bairros em quatro cidades da Região Metropolitana também foram afetados. A normalização do fornecimento deve ocorrer de forma gradual, principalmente em áreas mais elevadas.

As concessionárias orientam os moradores das áreas afetadas a utilizarem suas reservas de água com responsabilidade e a adiarem atividades que exijam um consumo elevado. Para dúvidas e solicitações, a Águas do Rio disponibilizou o telefone 0800 195 0 195 e o contato via WhatsApp. Já a Rio+ Saneamento orienta seus clientes a entrarem em contato pelos números 0800 772 1025 (Rio) e 0800 772 1027 (Região Metropolitana).

Áreas afetadas pelo desabastecimento:

Rio de Janeiro: Benfica, Bento Ribeiro, Bonsucesso, Cachambi, Caju, Catete, Catumbi, Centro, Cidade Nova, Cidade Universitária, Complexo do Alemão, Del Castilho, Engenho da Rainha, Engenho Novo, Estácio, Flamengo, Gamboa, Glória, Guadalupe, Higienópolis, Honório Gurgel, Ilha do Governador, Inhaúma, Jacaré, Jacarezinho, Lapa, Laranjeiras, Madureira, Mangueira, Manguinhos, Maré, Marechal Hermes, Maria da Graça, Olaria, Oswaldo Cruz, Penha, Penha Circular, Pilares, Praça da Bandeira, Ramos, Riachuelo, Rocha, Rocha Miranda, Sampaio, Santo Cristo, São Cristóvão, São Francisco Xavier, Saúde, Tomás Coelho, Turiaçu, Vasco da Gama, Vicente de Carvalho, Vila da Penha e Vila Kosmos.
Japeri: Engenheiro Pedreira, Bananal, Caramujos, Das Granjas, Dos Eucaliptos, Marajoara, Mucajá, São Cosme e São Damião, Vila Guandu, Cidade Sr. Do Bonfim.
Nova Iguaçu: partes de Jardim Guandu, KM-32, Lagoinha e Prados Verdes.
Queimados: Distrito industrial, Marajoara, Santo Expedito, Santa Rosa, Valdariosa e partes de Coimbra e Vista Alegre.
Áreas afetadas Rio+ Saneamento
Rio de Janeiro: Deodoro, Gericinó, Padre Miguel, Vila Kennedy e Vila Militar.

Seropédica: Toda a cidade.

Itaguaí: Centro, Monte Serrat, Brisa Mar, Ilha da Madeira, Jardim Ueda, Jardim America, Amendoeira, Vila Ibirapitanga, Chaperó, Vila Margarida, Ponte Petra, Vila Geny, Engenho e Leandro.

Paracambi: 
Centro, Fábrica, Raia, Quilombo, Capinheira, BNH de Cima, BNH de Baixo, Bom Jardim, Lages, Guarajuba, Amapá, Vila São José – Lages, Sabugo, Cabral, Boqueirão, Vila Nova, Barreira, Vale da Conquista, Paraíso, Bom Jardim e Guarajuba.

http://instagram.com/folhadoleste

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *