Rio de Janeiro - Capital

Falsos técnicos de telefonia são presos furtando cabos

Falsos técnicos de telefonia são presos

Na Barra da Tijuca, falsos técnicos de telefonia são presos furtando cabos | Reprodução | CLIQUE NA IMAGEM E ASSISTA AO VÍDEO

 

Em plena luz do dia, uma dupla de falsos técnicos de telefonia foi presa, em flagrante, furtando cabos de cobre na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A ação, flagrada por policiais civis da 16ª DP (Barra da Tijuca), aconteceu após denúncia de atitude suspeita dos indivíduos, que se disfarçavam de técnicos de telefonia para despistar a atenção.

Segundo a investigação, os agentes do setor de inteligência da delegacia receberam a informação de que os homens estavam cortando e recolhendo cabos de cobre de uma concessionária de serviços de telefonia.

Ao chegarem no local, os policiais confirmaram a denúncia. Lá estavam os criminosos, vestidos com roupas e equipamentos de proteção individual (EPIs) similares aos usados por funcionários das operadoras. Eles utilizavam uma escada para subir nos postes e cortar os cabos, posteriormente armazenados em uma van.

Falsos técnicos de telefonia são presos

No veículo, os agentes encontraram vários metros do material furtado. A investigação ainda revelou que um dos autores já havia prestado serviço a uma conhecida empresa de telefonia.

Diante dos fatos, a dupla teve prisão em flagrante decretada. Desse modo, eles responderão pelo crime de furto qualificado.

Furto de cabos aumenta no Brasil

Um dos principais problemas para a manutenção da qualidade dos serviços de telefonia e internet, o furto de cabos de telecomunicações aumentou 15% em 2023. A Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas do setor, divulgou os dados no mês passado. Desse modo, o volume de cabos subtraídos subiu de 4,7 milhões de metros em 2022 para 5,4 milhões no ano passado.

Segundo a Conexis Brasil, a quantidade de cabos furtados seria quase suficiente para cobrir a rota entre Fortaleza, no Brasil, e Lisboa, em Portugal. As duas cidades estão a 5,7 mil quilômetros de distância entre si.

A entidade aponta que as ações criminosas, prejudicaram diretamente 7,6 milhões de pessoas, que ficaram, sobretudo, sem acesso à telefonia e à internet. O furto de cabos não traz apenas prejuízos a negócio que param de funcionar, bem como também impede o acionamento de serviços públicos importantes. Por exemplo, polícia, bombeiros e emergências médicas.

 

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *