Esportes

Após grande corrida, Gabriel Bortoleto termina GP do México em posição de pontuação

No GP do México, piloto brasileiro largou na 16ª posição, mas terminou a corrida na 10ª, dentro da zona de pontuação.

No GP do México, piloto brasileiro largou na 16ª posição, mas terminou a corrida na 10ª, dentro da zona de pontuação.

Da Redação, André Freitas, editor-executivo e repórter | (segunda-feira, 27/10/2025, às 01h11) — O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber), voltou à zona de pontuação na Fórmula 1 neste domingo (26), pois terminou sua grande corrida no Grande Prêmio do México na 10ª posição. Apesar de ter largado na P16 (posição dezesseis), o jovem de 20 anos adotou uma estratégia arriscada. Apostou tudo em apenas uma parada nos boxes para troca de pneus — de médios para macios — na volta 38.

Como resultado, somou mais um ponto no Mundial de Pilotos — seu 19º na competição. Além disso, ajudou a equipe Sauber no campeonato de construtores. Bortoleto passou três corridas sem pontuar: GP do Azerbaijão, GP de Singapura e o GP dos Estados Unidos.  Antes disso, havia somado pontos no GP da Itália, em 7 de setembro, quando chegou em 8º lugar.

“Feliz com a corrida de hoje! P10 largando de P16, nada melhor que um dia após o outro. Obrigado a todos que apoiaram e torceram. Vamos, Brasil”, comemorou o piloto após a prova no circuito Hermanos Rodríguez.

Jovem talento desperta atenção no paddock

Prestes a completar sua primeira temporada na Fórmula 1, Bortoleto já se destaca dentro e fora do paddock, ao passo que já desperta interesses de times grandes. Em outras palavras, isso tem nome: respeito. Afinal, mesmo se tratando de um piloto jovem, o brasileiro traz em sua bagagem um título de campeão da Fórmula 3 em 2023.

Assim sendo, o paulista de 20 anos (nascido em São Paulo e criado em Hortolândia) tem, naturalmente, evoluído e demonstrado maturidade. Ao mesmo tempo, tem ritmo competitivo contra veteranos de equipes maiores.

Engenheiros da Sauber destacam a evolução do piloto ao longo da temporada. Primordialmente, pelo seu ritmo de corrida e gestão de pneus. Ou seja, duas virtudes essenciais em provas longas e sob calor extremo, como o do México.


GP de São Paulo, no Brasil: emoção, torcida e dever de casa

Agora, Bortoleto volta suas atenções para a etapa brasileira no Grande Prêmio de São Paulo,  que será disputado no Autódromo de Interlagos, em 9 de novembro.

A corrida em casa promete ser o momento mais simbólico da temporada para o brasileiro.

Correr diante da torcida e da família transforma a etapa brasileira em um verdadeiro rito de passagem. O jovem piloto carrega a responsabilidade — e o orgulho — de representar o país em solo nacional após anos sem um brasileiro competitivo na Fórmula 1.3

“Interlagos será especial. Quero retribuir o carinho da torcida com mais uma grande corrida”, disse o piloto em entrevista à emissora oficial da categoria.

Com o ponto conquistado no México, Bortoleto sobe para 19 no total, ocupando agora o 19º lugar no Mundial de Pilotos. Um feito expressivo para um estreante que pilota o segundo pior carro do grid, numa equipe de final de grid. A Sauber soma 60 pontos no mundial e é a penúltima colocada no mundial de construtores, ganhando apenas da Alpine, que contabiliza 20 pontos.

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

Mais emEsportes