Esportes

Após grande corrida, Gabriel Bortoleto termina GP do México em posição de pontuação

No GP do México, piloto brasileiro largou na 16ª posição, mas terminou a corrida na 10ª, dentro da zona de pontuação.

No GP do México, piloto brasileiro largou na 16ª posição, mas terminou a corrida na 10ª, dentro da zona de pontuação.

Da Redação, André Freitas, editor-executivo e repórter | (segunda-feira, 27/10/2025, às 01h11) — O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber), voltou à zona de pontuação na Fórmula 1 neste domingo (26), pois terminou sua grande corrida no Grande Prêmio do México na 10ª posição. Apesar de ter largado na P16 (posição dezesseis), o jovem de 20 anos adotou uma estratégia arriscada. Apostou tudo em apenas uma parada nos boxes para troca de pneus — de médios para macios — na volta 38.

Como resultado, somou mais um ponto no Mundial de Pilotos — seu 19º na competição. Além disso, ajudou a equipe Sauber no campeonato de construtores. Bortoleto passou três corridas sem pontuar: GP do Azerbaijão, GP de Singapura e o GP dos Estados Unidos.  Antes disso, havia somado pontos no GP da Itália, em 7 de setembro, quando chegou em 8º lugar.

“Feliz com a corrida de hoje! P10 largando de P16, nada melhor que um dia após o outro. Obrigado a todos que apoiaram e torceram. Vamos, Brasil”, comemorou o piloto após a prova no circuito Hermanos Rodríguez.

Jovem talento desperta atenção no paddock

Prestes a completar sua primeira temporada na Fórmula 1, Bortoleto já se destaca dentro e fora do paddock, ao passo que já desperta interesses de times grandes. Em outras palavras, isso tem nome: respeito. Afinal, mesmo se tratando de um piloto jovem, o brasileiro traz em sua bagagem um título de campeão da Fórmula 3 em 2023.

Assim sendo, o paulista de 20 anos (nascido em São Paulo e criado em Hortolândia) tem, naturalmente, evoluído e demonstrado maturidade. Ao mesmo tempo, tem ritmo competitivo contra veteranos de equipes maiores.

Engenheiros da Sauber destacam a evolução do piloto ao longo da temporada. Primordialmente, pelo seu ritmo de corrida e gestão de pneus. Ou seja, duas virtudes essenciais em provas longas e sob calor extremo, como o do México.


GP de São Paulo, no Brasil: emoção, torcida e dever de casa

Agora, Bortoleto volta suas atenções para a etapa brasileira no Grande Prêmio de São Paulo,  que será disputado no Autódromo de Interlagos, em 9 de novembro.

A corrida em casa promete ser o momento mais simbólico da temporada para o brasileiro.

Correr diante da torcida e da família transforma a etapa brasileira em um verdadeiro rito de passagem. O jovem piloto carrega a responsabilidade — e o orgulho — de representar o país em solo nacional após anos sem um brasileiro competitivo na Fórmula 1.3

“Interlagos será especial. Quero retribuir o carinho da torcida com mais uma grande corrida”, disse o piloto em entrevista à emissora oficial da categoria.

Com o ponto conquistado no México, Bortoleto sobe para 19 no total, ocupando agora o 19º lugar no Mundial de Pilotos. Um feito expressivo para um estreante que pilota o segundo pior carro do grid, numa equipe de final de grid. A Sauber soma 60 pontos no mundial e é a penúltima colocada no mundial de construtores, ganhando apenas da Alpine, que contabiliza 20 pontos.

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.

Mais emEsportes