ArtesCulturaRio de Janeiro - Capital

Exposição no MetrôRio celebra grandes personalidades negras

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o MetrôRio lança campanha para valorizar a cultura afro-brasileira com arte urbana e murais. (Divulgação)

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, o MetrôRio lança a campanha “Valorizar a cultura africana é uma parada de respeito”, com o objetivo de promover o reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira. Criada pela agência Made, a ação busca fortalecer a identidade e resistência cultural negra, além de estimular o respeito à história do povo africano e afrodescendente. A campanha se estende por todo o sistema metroviário, levando arte e reflexão aos passageiros que utilizam o transporte público da cidade.

Exposição no Metrô: Retrato de Personalidades Negras

No coração da campanha, uma exposição do Projeto NegroMuro será inaugurada na estação Botafogo, trazendo para dentro do metrô mais de 20 metros de arte urbana. Os passageiros poderão conhecer, de perto, a instalação composta por murais que retratam figuras de destaque na literatura e nas artes negras. Ao passarem pelo corredor do Acesso E (Mena Barreto), os clientes terão a oportunidade de apreciar as obras que celebram as contribuições de nomes como Pixinguinha, Alcione, Ruth de Souza, Machado de Assis, e muitos outros.

+ LEIA TAMBÉM: ► Viva Zumbi: Programação gratuita com shows, gastronomia e artesanato em Niterói

O Projeto NegroMuro: Memória e Resistência Cultural

Idealizado pelo produtor e pesquisador Pedro Rajão e pelo artista muralista Cazé, o Projeto NegroMuro é mais do que uma simples exposição de arte urbana. O projeto visa promover a memória da população negra no Brasil e destacar suas diversas contribuições para a sociedade. Com mais de 60 murais espalhados pelo mundo, o projeto também se expandiu para outras plataformas, como livros didáticos, palestras e séries de televisão, gerando discussões importantes sobre identidade e resistência cultural. Além disso, o site do projeto, em parceria com a RioTour, amplia sua visibilidade entre turistas que visitam a cidade, aproximando ainda mais o público da arte e da história negra.

Homenagens na Estação Botafogo

A exposição na estação Botafogo presta uma homenagem a várias personalidades que marcaram a história da cultura negra no Brasil. Além dos já mencionados, a mostra também destaca artistas e pensadores como Waldemar Santana, Moacir Santos, Martinho da Vila, Luiz Melodia, Luiz Gonzaga, Luiz Gama, Juliano Moreira, Paulinho da Viola e Beatriz Nascimento.

A ação do MetrôRio reforça a importância de refletir sobre a contribuição da população negra, promovendo um espaço de aprendizado e valorização da história, da arte e da cultura.

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Artes