
Polícia Civil mira expansão do Comando Vermelho na Chatuba de Mesquita | Reprodução
A expansão do Comando Vermelho na Baixada Fluminense está na mira da Polícia Civil. Nesta quinta-feira (10), agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) realizaram uma operação contra o tráfico em Mesquita, mais especificamente na comunidade da Chatuba.
Até o momento, a ofensiva resultou na prisão de três homens em flagrante e na apreensão de um adolescente. Os agentes também cumpriram mandados de busca e apreensão na região.
Investigações duraram sete meses
O inquérito foi aberto após a DRE identificar ações criminosas orquestradas pelo CV, como barricadas em vias públicas, extorsão a moradores, venda de drogas e ameaças armadas. Um levantamento detalhado da área mapeou a estrutura do tráfico e os métodos de dominação local.
+ MAIS NOTÍCIAS DA BAIXADA FLUMINENSE? CLIQUE AQUI
Segundo os investigadores, uma liderança do Comando Vermelho estabeleceu uma organização criminosa estruturada na Chatuba, com distribuição de funções, coação à população e lucros ilegais com serviços e entorpecentes.
Ações repressivas devem continuar
A Polícia Civil informou que novas diligências estão em curso. O foco é desmantelar a rede de atuação do CV na região e identificar financiadores e apoiadores logísticos.
A operação é parte de um conjunto de medidas que visam conter a expansão territorial de facções armadas em municípios da Baixada. Segundo a DRE, a Chatuba se tornou ponto estratégico para o CV por causa da localização e fácil acesso a outras cidades.