A prisão do ex-contador do Comando Vermelho aconteceu na manhã deste sábado (09) em Araruama, Região dos Lagos. Flávio Pereira de Almeida, conhecido como “Almeidinha”, foi detido pela Polícia Penal no bairro Areal. Almeidinha é ex-braço-direito de “Abelha”, um dos líderes da facção, e era procurado por uma série de crimes, somando uma pena de 56 anos, dos quais 19 já foram cumpridos.
+ LEIA TAMBÉM: ►Falta de água no Bairro de Fátima causa transtornos
A operação de captura foi coordenada pela Divisão de Busca e Recapturas (Recap), com o apoio da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O monitoramento do criminoso envolveu o rastreamento de suas comunicações recentes com outros membros do grupo criminoso, o que levou à localização precisa de Almeidinha.
Considerado de alta periculosidade, Almeidinha tinha papel de destaque no tráfico de drogas do Complexo de Manguinhos, Zona Norte do Rio. Com 11 registros criminais, ele responde por crimes graves, incluindo homicídio qualificado, roubo e associação para o tráfico. A condenação acumulada de 56 anos revela a extensão das atividades criminosas em que Almeidinha esteve envolvido.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Flávio Pereira de Almeida já havia escapado do sistema prisional duas vezes. A primeira prisão ocorreu em 1998, no Presídio Ary Franco. Em 2008, ele foi transferido para o Instituto Penal Edgard Costa, de onde fugiu e foi recapturado em janeiro de 2009, sendo então transferido para o Instituto Penal Vicente Piragibe. Em 2016, Almeidinha recebeu o benefício de Visita Periódica ao Lar (VPL) e, mais uma vez, não retornou, ficando foragido desde então.
Após sua recente captura, Almeidinha será transferido para a Penitenciária Laércio da Costa Pellegrino, em Bangu, onde permanecerá à disposição da Justiça. A recaptura deste que foi um dos principais líderes logísticos do tráfico de drogas em Manguinhos é vista como um avanço no combate ao crime organizado.