Alto Home PrincipalComportamentoComportamentoDireitos HumanosEntretenimento, Artes e CulturaInclusão é Notícia - Angel CavalcantiLazerLeste FluminenseNiteróiRegião dos LagosRio de Janeiro - CapitalSão GonçaloSaquaremaSaúdeVida

Eventos comemoram Abril Azul no Leste Fluminense e Rio de Janeiro

Eventos comemoram Abril Azul no Leste Fluminense e Rio de Janeiro

Em comemoração ao Abril Azul, crianças e jovens com TEA, juntamente com familiares, dão abraço simbólico no gramado do Maracanã, no último 2: no Leste Fluminense eventos também refletem sobre a inclusão de autistas | Maracanã S/A

O arco-íris infinito, que emoldura o mês de abril, tem como matiz a cor azul, ao mesmo tempo que suas telas são pintadas por eventos de esclarecimento  no Rio de Janeiro e Leste Fluminense sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesta época do ano, edifícios e monumentos simbólicos ao redor do mundo refletem a cor que simboliza a necessidade da inclusão das pessoas com essa deficiência. Principalmente, por conta do calendário indicar o dia 2, como data internacional dedicada à conscientização sobre o autismo.

Eventos comemoram Abril Azul no Leste Fluminense e Rio de Janeiro

Assim sendo, na data marcante, o estádio do Maracanã, na Zona Norte do Rio, abriu suas portas para um passeio das pessoas com autismo. Elas fazem parte de diferentes instituições dedicadas ao TEA: Instituto Interagir e Evoluir; Instituto Consuelo Pinheiro; Instituto Rio Te Ama; e Espaço Cel. Acompanhadas de seus responsáveis, pisaram no gramado sagrado do maior templo do futebol mundial.

A louvável iniciativa, promovida pela Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), teve apoio do “Tour Maracanã”. A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) também apoiou a ação, através da comissões permanentes da Pessoa com Deficiência da Alerj, assim como a subsecretaria estadual de Políticas Inclusivas.

Eventos comemoram Abril Azul no Leste Fluminense e Rio de Janeiro

De acordo com o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que temos dois milhões de brasileiros autistas, representando 1% da população.

Eventos comemoram Abril Azul no Leste Fluminense e Rio de Janeiro

Abril Azul em Niterói

O Projeto Integra TEA, da Clínica Espaço Crescer, também realiza ações em diferentes dias e atividades. Em resumo, um mês inteiro de atividades, voltadas para conscientização do autismo. Na quarta-feira (9), a entidade realizou palestra sobre o direito dos autistas, ao passo que a programação prossegue ao longo do mês.

Todavia, houve grande procura pelos eventos. Como resultado, os ingressos, que estavam disponíveis na página do Sympla, já esgotaram. 

Programação do Projeto Integra TEA
  • 14/04 à 17/04: (seg. à quinta) – Aulas gratuitas de hidroginástica para pais atípicos;
  • 15/04  (terça): Piquenique inclusivo, uma aproximação aos alimentos;
  • 17/04 (quinta): Corte de cabelo solidário, para autistas;
  • 25/04 (sexta): Dia do flúor, um momento de cuidar do sorriso.

Sala Nelson Pereira dos Santos

Sob o argumento de estar reafirmando seu compromisso com a inclusão na cidade, a Fundação de Arte de Niterói exibe a o musical “A Turma do Seu Lobato”. 

Eventos comemoram Abril Azul no Leste Fluminense e Rio de Janeiro

Turma do Seu Lobato sobe ao palco, em Niterói, para celebrar o Abril Azul, num musical dedicado a crianças e jovens com TEA: mês no Leste Fluminense está agenda cheia de eventos, assim como no Rio de Janeiro | Maracanã S/A

  • 12/04 (sábado) “A Turma do Seu Lobato – O Musical” – Sessão Azul, um evento especial e acolhedor! | Sala Nelson Pereira dos Santos, 16h | Entrada gratuita

Teatro Anaíta Custódio, na sede da UPPES

Organizado pela União dos Professores Públicos do Estado – Sindicato (UPPES) no dia 16/04 acontece a palestra “Autismo em Foco: Desafios do Diagnóstico Tardio e Caminhos para o Cuidado Integral”. Inscrições gratuitas com certificado. Local: rua La Salle, 22. Centro.

Palestrantes:
  • Dra Bianca Fonseca – M.S. Psicanalista clínica e forense, Terapeuta do Desenvolvimento, Psicoterapeuta Infantil, Ludoterapeuta, Neuropsicopedagoga, Psicomotricista e Neurocientista.
  • Profa. Dra. Dayse Serra – Dra. Em Psicologia (PUC/RJ), Mestre em Educação Inclusiva, Prof da UFF, Pedagoga, Psicóloga e Psicopedagoga.
  • Prof. Dr. Cláudio Joaquim dos Santos (Coord. do Núcleo de Ensino da UPPES) – Dr. em Educação (Universidade Estácio de Sá), Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação (Unicarioca), Psicopedagogo Clínico e Institucional, Ludopedagogo, Especialista em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual.

As inscrições podem ser feitas pelo site: www.uppes.com.br/palestra e maiores informações pelos telefones (21)2717-6025 ou (21)97355-0832 (whatsapp).

Abril Azul em Saquarema

Em Saquarema, o Crefito-2 realiza capacitação destinada a fisioterapeutas e acadêmicos, principalmente de profissionais que visam aprender mais sobre o TEA. A capacitação acontecerá na Univassouras – Campus 1, na Rua Estudante Evaldo Silva Gomes, em Bacaxá.

O foco consiste na autonomia profissional dos participantes para diagnosticar, planejar e realizar tratamentos terapêuticos eficazes. Enfim, adaptados às necessidades específicas das crianças e indivíduos com TEA.

“Abordagem Fisioterapêutica no TEA – Transtorno do Espectro Autista – baseado em Evidências”.

Conteúdo Programático

  • 09h09h30: Abertura e Fala do Presidente;
  • 09h3010h15: Autonomia Profissional – Aspectos Legais e Éticos;
  • 10h1511h: Palestra 1 – “O que é o TEA? Entendendo o Transtorno do Espectro Autista”;
  • 11h11h15: Intervalo;
  • 11h1512h: Palestra 2 – “Atuação Fisioterapêutica: Diagnóstico e Tratamento no TEA”;
  • 12h12h45: Discussão em Grupo – “Desafios e Soluções na Prática Fisioterapêutica com TEA”;
  • 12h4513h: Considerações Finais e Encerramento.

Abril Azul em São Gonçalo

O auditório da secretaria de Saúde de São Gonçalo (Semsadc) abrirá suas portas para a realização de palestras voltadas aos servidores da pasta. Elas acontecem dias 15 e 29 de abril, no auditório da Semsadc.

Símbolos do autismo

A escolha do azul como cor do TEA, tornou-se objeto de questionamento. Inicialmente, a escolha ocorreu devido a proporção de quatro meninos e uma menina com o espectro autista. Em outras palavras, considerou-se uma doença mais masculina do que feminina, optando-se pela cor azul. Sobretudo, por conta de estar tradicionalmente relacionada ao universo dos homens. Entretanto, estudos mais recentes têm questionado essa tese, com o argumento de que ele deixa as mulheres mais invisíveis quando se trata de TEA.

Outros motivos pela escolha do azul é sua capacidade cromática de estimular sentimentos de calma. É uma cor que auxilia a reduzir a ansiedade em ambientes mais agitados, ajuda a perceber melhor a proporção dos ambientes e a diminuir a sensação da confusão mental.

Eventos comemoram Abril Azul no Leste Fluminense e Rio de Janeiro

Também conhecido como logotipo da neurodiversidade, foi criado pelos próprios autistas. O infinito nas cores do arco-íris celebra a esperança e a diversidade de expressão dentro do TEA.

Para representar o autismo temos alguns símbolos: o “oito deitado”, que refere-se ao infinito, com a cor azul ou as cores do arco-íris, o quebra cabeça com quatro peças coloridas encaixadas (azul, vermelha, amarela e verde) e a fita em laço, ilustrada com inúmeras mini peças coloridas, de quebra cabeça encaixadas, ou, na cor azul.

Eventos comemoram Abril Azul no Leste Fluminense e Rio de Janeiro

O primeiro a ser criado, em 1963, por Gerald Gasson, pai e membro do conselho da National Autistic Society (anteriormente The Society for Autistic Children), em Londres. Simboliza as dificuldades da compreensão das pessoas com TEA.

Eventos comemoram Abril Azul no Leste Fluminense e Rio de Janeiro

Criado em 1999 e utilizado amplamente até hoje. Formada por peças do quebra-cabeça em diferentes cores vivas e brilhantes, representa a diversidade, a inclusão social, a esperança e a conscientização da sociedade como um todo.

 

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *