Começa nesta segunda-feira (15 de abril) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo, que segue até 26 de abril, também é válido para justificativas de ausência na edição de 2023.
► Leia mais notícias sobre Brasil aqui
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prevê a gratuidade da taxa de inscrição do Enem para os seguintes perfis:
- Estudantes da 3ª série do ensino médio em 2024 em escola pública: desde que a instituição esteja declarada no Censo Escolar.
- Estudantes que concluíram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada: independentemente do ano de conclusão.
- Membros de famílias de baixa renda: inscritos no CadÚnico e com renda familiar bruta mensal per capita de até meio salário mínimo.
Como solicitar a isenção
A solicitação da isenção deve ser feita através da Página do Participante, utilizando o Login Único do Gov.br. Quem não lembrar a senha da conta pode recuperá-la seguindo as instruções disponíveis na plataforma.
Candidatos que não compareceram aos dois dias de prova do Enem em 2023 precisam justificar a ausência para poderem solicitar a isenção da taxa no Enem 2024.