A Semana do Meio Ambiente em Niterói está marcada por diversas ações voltadas à educação ambiental, à preservação da fauna e flora local e à conscientização da população. As atividades, que se estendem até o final do mês, incluem ações com crianças, lançamento de guia de observação de aves e mutirão de limpeza na Ilha do Pontal.
+ LEIA TAMBÉM: ► Niterói vai realizar a 8ª Conferência Municipal da Cidade
Nesta quarta-feira (06), quatro turmas da UMEI Governador Eduardo Campos, em Maria Paula, tiveram a oportunidade de participar de atividades no Jardim Sensorial e aprender sobre a importância da agroecologia.
+ LEIA TAMBÉM: ► Novos brinquedos entregues em escolas municipais de Niterói
As crianças conheceram a diversidade de cultivos, participaram de palestras com produtores e presenciaram a soltura de um gambá. A iniciativa, coordenada pelo setor de Agroecologia da Secretaria de Meio Ambiente, visa despertar a consciência ambiental desde a infância.
Guia de Observação de Aves
No próximo sábado (08), às 10h, será lançado o Guia de Observação de Aves no Campo de São Bento. O livro, desenvolvido pelo biólogo Alessandro Allegretti, tem como objetivo aproximar os visitantes da rica fauna do local, considerado um importante refúgio verde na cidade.
Limpeza da Ilha do Pontal
No mesmo dia, às 9h, acontece uma ação voluntária de recolhimento de resíduos na Ilha do Pontal, em Piratininga. A iniciativa busca conscientizar sobre a importância da preservação ambiental e do descarte correto do lixo.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Sustentabilidade
Com cerca de 56% de sua área verde protegida, Niterói se destaca como um dos municípios do Leste Fluminense que mais investe em políticas públicas para a preservação ambiental. Ao longo do mês, acontecem diversas outras atividades, em diferentes pontos da cidade. Por exemplo, plantio de árvores, revegetação de áreas degradadas e palestras educativas.
“Durante a Semana do Meio Ambiente e o mês de junho, realizamos atividades para chamar a atenção e reafirmar nosso compromisso com a preservação e a sustentabilidade do nosso município. É uma oportunidade para refletirmos sobre nossas ações e promovermos mudanças positivas para garantir um futuro saudável para as próximas gerações. Cuidar do meio ambiente deve ser uma ação diária do cidadão e do poder público. Niterói já criou uma lei que protege 56% de suas áreas verdes e é um dos municípios da Região Metropolitana que mais investem em políticas públicas pela preservação do meio ambiente”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Robertson Oliveira Figueiredo.