Na última sexta-feira (1), os alunos da Escola Municipal Jacinta Medela, no Fonseca, tiveram a oportunidade de participar de uma aula-passeio no Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis, na Região Oceânica de Niterói. A visita faz parte do projeto “Niterói – Águas Escondidas: conhecimento, educação, aprendizado, preservação e lazer”, realizado pela escola.
No Parque Orla, as crianças puderam percorrer as passarelas suspensas e observar a lagoa, os jardins filtrantes e o berçário dos jacarés. A visita guiada expandiu seus conhecimentos curriculares, proporcionando uma compreensão mais aprofundada sobre diferentes espécies de plantas, preservação, meio ambiente e animais. Além do parque, os alunos do 5º ano também tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos pontos turísticos da cidade e aprender sobre suas histórias. O Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Caminho Niemeyer e as praias da Região Oceânica foram destinos incluídos no roteiro, sempre com a orientação de profissionais responsáveis de diversas áreas de apoio.
“Através do aparato cultural disponível, como museus, praias e pontos turísticos, as crianças têm a chance de conhecer a cidade. Isso aproxima-os da área urbana e do ambiente natural de Niterói. Ao mesmo tempo, os conteúdos curriculares são abordados de maneira prática e interdisciplinar”, declarou a diretora da escola, Myrna Campos.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
Após o momento de aprendizado, os estudantes desfrutaram de atividades ao ar livre, com jogos e brincadeiras. Eles também tiveram a oportunidade de fazer um piquenique, utilizando alimentos selecionados pela equipe de nutrição da Fundação Municipal de Educação (FME), que foram disponibilizados para a unidade escolar. No caminho de volta para a escola, os alunos fizeram uma parada no mirante do Sossego, em Piratininga.
“A proposta do projeto é proporcionar a construção de conhecimentos, conforme o currículo base deste ano escolar, por meio das experiências que o parque oferece. As crianças demonstraram fascínio ao descobrirem tantas novidades e ao perceberem nos ambientes visitados os conhecimentos adquiridos na escola”, relatou a professora Vanessa Moraes, responsável por idealizar o projeto.
Durante a visita, também são abordados temas como mapas, biodiversidade, sustentabilidade, equilíbrio ambiental e problemas relacionados ao lixo.