Mais de 20 construções ilegais na Estrada do Portinho, em Irajá, na Zona Norte do Rio, estão sendo demolidas nesta quinta-feira (05).
+ LEIA TAMBÉM: ►Santuário Cristo Redentor lança campanha Natal Solidário 2024 para ajudar mães solo
As estruturas ocupavam áreas protegidas sob linhas de transmissão elétrica e próximas ao Rio dos Cachorros II, comprometendo a segurança e o meio ambiente.
Demolições visam minimizar riscos e prevenir alagamentos
A Secretaria de Ordem Pública (Seop) lidera a operação, justificando que as construções representavam riscos de desabamento, erosão e enchentes.
Além disso, dificultavam a manutenção da rede elétrica e a dragagem do rio, essenciais para prevenir falhas no abastecimento de energia e alagamentos na região.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
As remoções incluem cercados para criação de animais, lotes demarcados e edificações desabitadas de madeira e alvenaria, muitas ainda em construção.
Segundo a Fundação Rio Águas, as intervenções estão amparadas por um processo que ordena a demolição de construções localizadas na faixa de proteção do rio.
Objetivo é o ordenamento urbano e combate ao crime organizado
O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, destacou que a ação é preventiva.
“Essas construções comprometiam o escoamento do rio, aumentando o risco de alagamentos e erosões. Além disso, estavam próximas às linhas de transmissão, o que intensifica o perigo”, explicou.
+ LEIA TAMBÉM: ►Idosa que morreu em apartamento incendiado em Icaraí é identificada
Carnevale também ressaltou o esforço de asfixia financeira do crime organizado na área, considerada de influência de facções criminosas.