A BR-116, que liga o Rio de Janeiro à cidade de Teresópolis, teve de sofrer nova interdição na noite de sexta-feira (22). A decisão se deu, sobretudo, por alto risco de deslizamentos. A medida foi tomada após a concessionária EcoRioMinas registrar 180 mm de chuva nas últimas oito horas, com previsão de acumulado de até 300 mm até o amanhecer.
►TRISTE! Três pessoas morrem soterradas, em Petrópolis
Uma nova análise da situação sobre a estrada Rio-Teresópolis está prevista para as 8h deste sábado (23). A Defesa Civil de Teresópolis colocou a cidade em estado de alerta. Trata-se, portanto, do terceiro nível de uma escala de um a quatro.
► Petrópolis: Governador do Rio pede ajuda do Exército a Lula
Estado de alerta
“Podemos ter chuvas intensas com elevação do nível dos rios, provocando múltiplos alagamentos e deslizamentos. Sirenes podem ser acionadas. Caso esteja em área de risco, procure um local seguro”, alerta a Defesa Civil.
Gabinete de crise e equipes mobilizadas
O prefeito Vinicius Claussen (PL) criou um gabinete de crise e mobilizou todas as secretarias municipais, que estão de prontidão com servidores, veículos e maquinário pesado para atender às demandas da Defesa Civil.
Ajuda
Teresópolis conta com 50 pontos de apoio para acolher a população em caso de necessidade, além de 25 sirenes em 16 comunidades, 25 pluviômetros do Cemaden e 05 réguas de rio do Instituto Estadual do Ambiente.
► Dez cidades fluminenses decretam emergência
A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, bem como via WhatsApp (21) 2742-7025. Igualmente, por meio das redes sociais, Ouvidoria ou e-mail comunicacao@teresopolis.rj.gov.br.