
Estado do Rio registra aumento na taxa de Covid-19 | Divulgação
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) divulgou um novo panorama da Covid-19 nesta terça-feira (03). A análise dos dados coletados entre os dias 18 e 24 de agosto revela um aumento em todos os indicadores da doença, incluindo um crescimento significativo nas solicitações de leitos hospitalares.
+ LEIA TAMBÉM: ►Entregador é quase linchado por crime que não cometeu
Os indicadores mostram que a taxa de positividade para a Covid-19 subiu de 2% no final de julho para 13% na última semana de agosto. Esses números referem-se às amostras coletadas em unidades de saúde da rede pública e aos testes RT-PCR realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen).
Além disso, os testes rápidos de antígeno também registraram um aumento na positividade, passando de 3% para 7% no mesmo período.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Outro dado preocupante é o crescimento nas solicitações de leitos, que subiu 14% entre julho e agosto, passando de 550 para 629 pedidos. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), esse aumento foi notado antes mesmo de a elevação dos casos ser registrada nos sistemas de informação.
Em resposta a esses dados, a SES-RJ reforçou a importância do distanciamento físico para aqueles diagnosticados com síndrome gripal por Covid-19. A secretaria também destacou a necessidade de manter o reforço das vacinas e a adoção de medidas simples, como a lavagem das mãos e a utilização de lenços descartáveis ao espirrar.