Estado do Rio de Janeiro

Estado do Rio quer criar Política Estadual de Transição Energética

Estado do Rio quer criar Política Estadual de Transição Energética

Governador Cláudio Castro assina Mensagem Executiva que encaminha à Alerj projeto que cria a Política Estadual de Transição Energética no Estado do Rio | Rogério Santana/Governo RJ

O Governador Cláudio Castro assinou nesta terça-feira (18/06) a Mensagem que encaminha à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) o Projeto de Lei que cria a Política Estadual de Transição Energética. A assinatura aconteceu durante a abertura do Energy Summit. Trata-se de um evento global de inovação e empreendedorismo em energia e sustentabilidade, que pela primeira vez acontece no Rio, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

+ LEIA TAMBÉM: ► STF na Escola leva democracia e cidadania aos jovens; Clique aqui e Baixe a cartilha!

O evento termina nesta quarta-feira (19) e debate os caminhos para o futuro do setor energético nos próximos 10 anos. Ao lado do governador fluminense, estavam o CEO do Energy Summit, Hudson Mendonça, e o editor-chefe do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), André Miceli. Igualmente, compareceram outros representantes do  MIT.

“A Política Estadual de Transição Energética definirá e coordenará as ações de transformação do setor de energia fluminense. O Estado do Rio tem uma matriz energética diversificada, relevantes vantagens competitivas, e oferece inúmeras e diversificadas oportunidades para o desenvolvimento do setor. Vamos transformar o Rio de Janeiro em referência na transição energética do país e garantir um futuro próspero para o estado, com desenvolvimento econômico e social” – afirmou o governador Cláudio Castro.

Oportunidades para todos

A Política Estadual de Transição Energética vai definir e coordenar as ações para transformar o setor energético fluminense. Assim sendo, a medida tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de indústrias e serviços de baixo carbono, gerando emprego e renda.

Felipe Peixoto, ao lado do Governador Cláudio Castro: Rio quer criar Política Estadual de Transição Energética no Estado do Rio | Rogério Santana/Governo RJ

Felipe Peixoto, ao lado do Governador Cláudio Castro: Rio quer criar Política Estadual de Transição Energética no Estado do Rio | Rogério Santana/Governo RJ

“A transição energética, além de um compromisso ambiental, deve ser vista como oportunidade de desenvolvimento e geração de renda. Trabalhamos com a premissa de que a transição precisa ser justa e inclusiva, gerando benefícios para todos os setores e camadas sociais – afirmou o secretário interino de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto”.

+ LEIA TAMBÉM: ► Enel leva nave educativa a escolas de Niterói após multa milionária

Gigante da energia

Maior produtor de petróleo e gás do país, o Rio de Janeiro se consolida como protagonista na matriz energética brasileira e garante um futuro sustentável para o estado. Atualmente, 15 projetos de geração de energia eólica offshore estão em fase de licenciamento no Ibama.

O Estado também concentra a maior produção de biometano do país. De igual forma, tem a segunda maior produção de de biogás.

+ LEIA TAMBÉM: ► Combate ao mosquito da dengue não para em São Gonçalo

Além disso, em termos de infraestrutura, o Rio tem a segunda maior rede de gasodutos de distribuição. Ainda nesse sentido, possui grande potencial para geração de energia solar, fotovoltaica, biogás e hidrogênio.

Eólica Offshore

Um marco para o futuro da energia limpa no estado está na assinatura de um protocolo de intenções entre o Governador Castro e a Petrobras, representada pelo diretor de Transição Energética da Petrobras, Maurício Tolmasquim.

+ LEIA TAMBÉM: Praias do Rio e Região dos Lagos disputam prêmio internacional

O objetivo consiste, sobretudo, em viabilizar a implantação de um projeto-piloto de energia eólica offshore.

A Petrobras tem um histórico de utilização intensa de tecnologia para a viabilização de grandes projetos em ambiente marítimo e a execução de projetos-piloto é uma das ferramentas de aquisição dos conhecimentos necessários, em conjunto com a iniciativa da maior campanha de mapeamento eólico offshore no Brasil – explicou Maurício Tolmasquim.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *