
Esquadrilha da Fumaça retorna a Itaboraí com super show aéreo neste sábado | Esquadrilha da Fumaça/Tenente Marcus Lemos
Neste sábado (10), o céu de Itaboraí estará novamente tomado por cores, fumaça e manobras que desafiam a gravidade. Após 32 anos, a Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), retorna à cidade com seu espetáculo aéreo inconfundível, agora pilotando os modernos A-29 Super Tucano. A apresentação faz parte da comemoração pelos 192 anos de emancipação de Itaboraí e também homenageia o Dia das Mães.
A atração principal começa pontualmente às 16h, na Avenida 22 de Maio, altura do bairro Joaquim de Oliveira, próximo ao campo do Vera Gol. Serão 35 minutos de pura adrenalina com cerca de 50 manobras sincronizadas, desenhadas no céu por sete aviões pilotados com maestria.

Formação dos sete aviões da Esquadrilha da Fumaça, que retorna a Itaboraí neste sábado | Reprodução
O Capitão Aviador Giovanni Loures Guimarães, um dos pilotos, define o momento:
“Há muito tempo, a Esquadrilha não retornava à Itaboraí. Sempre é especial quando voltamos a uma cidade depois de tantos anos.”
Antes da exibição aérea, a programação começa às 14h com atividades no solo: aulão funcional com Tia Carol, fit dance com o professor Rafael e o power hit de Thiago Câmara. O público ainda poderá conferir manobras radicais, mas no solo, com a equipe Bike Geração Wheeling (GW).
Logo após o espetáculo aéreo, a festa continua com música: Bruninho do Cavaco, Kelly Valadares, Dedey e DJ MK garantem a trilha sonora do fim de tarde.
A Prefeitura de Itaboraí orienta que o público chegue cedo para aproveitar todas as atrações e garantir um bom lugar para assistir à demonstração. Então, não deixe de aproveitar, pois o evento é gratuito e contará com estrutura de apoio e segurança.
História que voa alto
A Esquadrilha da Fumaça nasceu em 1952, fruto da iniciativa de jovens instrutores de voo no Rio de Janeiro. Com manobras de precisão e coragem, transformaram o treino em espetáculo, batizado pelo público de forma carinhosa. Desde então, a equipe já realizou mais de 4 mil demonstrações no Brasil e no exterior. Assim sendo, tornaram-se símbolo do profissionalismo da FAB e do orgulho nacional.
Desde 2013, os pilotos voam os avançados A-29 Super Tucano, equipados com sistemas de última geração. A pintura das aeronaves traz as cores vibrantes da bandeira nacional, assim como reforça o patriotismo que a Esquadrilha representa.