O espetáculo “Relações”, do Grupo Inclusivo de Dança Expressar, será apresentado no próximo domingo, 29/09, às 19h, na Sala Nelson Pereira dos Santos, como parte do encerramento da programação de aniversário deste teatro.
A peça, com entrada gratuita, busca explorar a complexidade das relações humanas. O evento contará com distribuição de ingressos uma hora antes do início, sendo permitido retirar dois bilhetes por CPF, sujeitos à lotação.
+ LEIA TAMBÉM: ►Primavera dos Museus traz programação acessível em Niterói
O grupo, composto por sete bailarinos, dos quais quatro possuem deficiência física, utiliza a dança contemporânea para refletir sobre o estado das relações na sociedade moderna.
Com coreografias que abordam tanto relações saudáveis quanto tóxicas, o objetivo é levar o público a refletir sobre suas próprias escolhas e sobre a busca por felicidade e amor. Fundado há quatro anos, o Grupo Expressar já se apresentou em teatros do Rio de Janeiro, São Gonçalo e Niterói.
Para Thayrine Mesquita, diretora e coreógrafa do grupo, a expectativa é que o público se identifique com as situações retratadas.
“Muitos irão se reconhecer nas histórias contadas no palco e pensar sobre a qualidade de seus relacionamentos”, explica.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
O grupo também busca, com esse espetáculo, desconstruir os estereótipos que cercam as pessoas com deficiência, promovendo a dança inclusiva como ferramenta de transformação social.
Além do espetáculo principal, o grupo irá apresentar uma prévia de seu novo trabalho, “Reticências – Adriana Calcanhoto”, previsto para estrear no próximo ano. Esta nova produção homenageará a cantora, destacando sua luta contra a exclusão social e desigualdade, temas que ressoam com a proposta artística do Grupo Expressar.
A Sala Nelson Pereira dos Santos está localizada no Reserva Cultural Niterói, na Avenida Visconde do Rio Branco, 880, em São Domingos.