

Espaço Cuidar Bem é autuado por falhas no atendimento a pacientes oncológicos no Rio | Divulgação/Procon-RJ
O Espaço Cuidar Bem, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi autuado pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e pelo Procon-RJ, nesta segunda-feira (1º), após denúncias sobre falhas graves na prestação de serviços.
O centro, inaugurado em agosto e destinado exclusivamente a pacientes oncológicos da Unimed Ferj, é alvo de reclamações por atrasos, falta de medicamentos e más condições de atendimento.
Irregularidades constatadas
Durante a fiscalização, agentes identificaram falta de medicamentos essenciais, inclusive para quimioterapia, além de espera superior a três horas para atendimento e atraso de mais de quatro horas no início de sessões previamente agendadas.
Também foram registrados ambiente mal ventilado e extremamente quente, além da ausência de canais de comunicação eficazes para os pacientes, que só conseguem informações de forma presencial.
Pacientes relataram abandono, negligência e descaso no acompanhamento médico.
“Eles não têm estrutura para o tanto de gente que tem lá. Saímos de uma clínica quatro estrelas para ir para uma estrela”, afirmou Solange Santos, 58 anos, em tratamento contra câncer de pulmão.
Pacientes relatam desamparo
Segundo relatos, a lotação do espaço tem provocado atrasos de até oito horas no início dos tratamentos. Houve casos de falta de medicamentos e reagendamento de sessões.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
“É muito complicado para quem precisa dessa medicação e está refém da Unimed”, disse Solange.
Outros pacientes denunciaram ainda problemas de higiene e manipulação inadequada de materiais, com risco de contaminação em cateteres.
Reação das autoridades
O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, classificou a situação como inaceitável:
“Estamos tratando de vidas. O Estado vai agir com firmeza para garantir que os direitos desses consumidores sejam respeitados. Saúde não é favor, é direito.”
A Unimed Ferj e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foram notificadas e deverão prestar esclarecimentos.
Abaixo-assinado e atuação do MPRJ
Pacientes e médicos lançaram um abaixo-assinado online, que já reúne mais de 2 mil assinaturas, cobrando responsabilização da Unimed Ferj e da Unimed Rio.
A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital (MPRJ) informou que acompanha o caso dentro do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o sistema Unimed, a ANS e a Defensoria Pública do Estado.
Histórico de insatisfação
O Espaço Cuidar Bem foi inaugurado em 1º de agosto, após o descredenciamento de clínicas parceiras da Unimed Ferj. Desde então, episódios de tumulto têm sido registrados. Em vídeos que circulam nas redes sociais, pacientes reclamam da má qualidade do atendimento; em um deles, um homem chega a passar mal durante uma discussão.