
Escultura em homenagem a Marielle Franco é instalada na Uerj | Reprodução/Agência Brasil
A escultura em homenagem a Marielle Franco foi instalada nesta segunda-feira (28) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Com 11 metros de altura, a obra do artista Paulo Nazareth marca a luta por memória, justiça e representatividade negra.
A inauguração ocorre um dia após a data em que Marielle completaria 46 anos. Familiares da vereadora — os pais, a filha Luyara Franco, e a irmã, a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco — estiveram presentes.
“Esta escultura na Uerj simboliza que Marielle segue presente, multiplicando seu legado para que justiça, democracia e direitos sejam realidade para todes”.
A peça, intitulada Marielle Franco – Corte Seco, pertence à série que retrata figuras negras em grande escala. Produzida em 2021 para a 34ª Bienal de São Paulo, a obra é feita de madeira, alumínio e metal, e ficará na Uerj por um ano em regime de comodato.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Neste domingo (27), data de nascimento de Marielle, o Rio registrou outros atos de lembrança. Pela manhã, a XI Marcha das Mulheres Negras ocupou a orla de Copacabana. À tarde, foi celebrada uma missa em Botafogo, na Capela do Colégio Nossa Senhora de Lourdes.
Marielle e o motorista Anderson Gomes foram assassinados em 14 de março de 2018. O crime ocorreu na Região Central do Rio, quando o carro em que estavam foi alvejado por outro veículo em movimento.
A investigação apontou envolvimento do deputado Chiquinho Brazão, de seu irmão Domingos Brazão, conselheiro do TCE-RJ, e de Rivaldo Barbosa, então chefe da Polícia Civil. A motivação teria sido a atuação de Marielle contra grilagem de terras por milícias na Zona Oeste.