
Foto: Katito Carvalho
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda promove, nos dias 25, 26 e 27 de julho, um curso avançado de Geoprocessamento destinado ao Projeto Sinformar (Sistema Municipal de Informações de Maricá). O objetivo é treinar os servidores da área de Cadastro Técnico Imobiliário da Subsecretaria de Fazenda, tendo como metodologia a análise de casos rotineiros, ou seja, do dia-a-dia do órgão. O objetivo é aumentar a produção de informações para o Sinformar.
O curso de geoprocessamento, uma parceria entre Escola Municipal de Governo (EMAR) e Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), terá duração de 18 horas e acontecerá nos turnos da manhã e da tarde, na sede da Escola. As aulas serão ministradas pelo professor Luiz Roberto Arueira.
Plataforma Integrada
O Sinformar é uma plataforma de dados integrada implementada em Maricá com o objetivo de construir um sistema de inteligência coletiva, voltado à produção de dados, informações e conhecimentos sobre o município, diminuindo a burocracia. A ferramenta foi criada para reunir, gerir, integrar e atualizar as informações, estabelecendo um canal de comunicação eficiente entre os órgãos municipais, subsidiando as políticas públicas e promovendo a participação popular e a transparência ativa das informações.
“Leia mais notícias sobre Maricá aqui”
A ferramenta permite a integração entre os setores de aprovação e fiscalização da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda, facilitando o acesso às informações referentes ao controle do uso e ocupação do solo da cidade. No sistema, haverá um mapa de Maricá, onde é possível anexar arquivos, fotos, documentações e outras informações que possibilitem a identificação do histórico completo de determinada construção.
De acordo com o coordenador do sistema, Vinícius Moro, no Sinformar, são inseridos dados abertos e em atualização permanente.
“As secretarias trabalham de forma integrada para fornecer as informações e todos os órgãos públicos, da administração direta e indireta, abarcam a plataforma. A população, a imprensa e os órgãos de controle poderão encontrar quaisquer informações por lá”, explicou Vinícius.
O sistema foi projetado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR).