Brasil

Erro no Nordeste teria iniciado apagão

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) começa a encontrar pistas sobre o que causou o apagão em todo o Brasil, na última terça-feira (15). Uma das causas pode ter sido uma falha numa rede no Nordeste.

Segundo análise preliminar do ONS, foi constatado que o primeiro evento da ocorrência foi a abertura, por atuação incorreta, da proteção, da Linha de Transmissão 500 kV Quixadá-Fortaleza II.

Contudo, o desligamento isolado não causaria o impacto visto no Sistema Interligado Nacional (Sin) e este é um ponto que ainda está sendo apurado.

Novas respostas no dia 25

Equipes do Operador seguem aprofundando a análise da ocorrência, estando prevista para o dia 25 de agosto próximo a realização de reunião com o Ministério de Minas e Energia e Aneel para avaliar detalhadamente as causas do apagão.

Essa avaliação será consolidada em um Relatório de Análise da Perturbação (RAP), que leva cerca de 30 dias para ser concluído.

Tivemos um evento de grandes proporções e uma resposta ativa e adequada. A análise preliminar aponta as causas do ocorrido e agora vamos aprofundar os estudos para redefinir mecanismos de prevenção. As ações de segurança que foram adotadas permitiram, por exemplo, que subsistemas que não estavam no centro do problema tivessem uma retomada mais rápida da carga. Por fim, destaco que o ONS se comprometeu a apresentar as primeiras conclusões em até 48 horas e estamos cumprindo este prazo. Nosso papel é esse: gerir o SIN de forma eficiente, transparente, responsável e à serviço da sociedade brasileira”, afirma o diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi.

Cronologia do apagão

• Às 08h20 25 estados e o Distrito Federal registraram vários pontos com queda de luz

• Às 08h43 foi iniciado o restabelecimento das cargas da região Sul, sendo concluída às 09h05

• Às 08h52 iniciado o restabelecimento das cargas do Sudeste/Centro-Oeste, sendo concluída às 09h33

• O SIN foi 100% recomposto às 14h49

Homem é preso em flagrante por matar a mãeHomem é preso em flagrante por matar a mãe

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil