
Foto: Reprodução – Redes Sociais
Jorge Maldonado, prefeito da cidade mineradora de Portovelo, no sul do Equador, foi assassinado a tiros nesta sexta-feira (19), informou a Polícia Nacional do Equador.
Este é o segundo homicídio de uma alta autoridade municipal em três dias no país, às vésperas de um referendo sobre reformas para combater o crime organizado, previsto para domingo (21).
“Esta manhã, Jorge Maldonado, prefeito do cantão de Portovelo, #ElOro, foi vítima de tiros que causaram sua morte”, comunicou a polícia em sua rede social Twitter.
►Leia mais notícias Internacionais aqui
Maldonado foi morto “enquanto realizava atividades pessoais” em um bairro de Portovelo, na província de El Oro, na fronteira com o Peru. Segundo a polícia, o crime teria sido cometido por dois homens em uma motocicleta.
O assassinato de Maldonado ocorre três dias após a morte de José Sánchez, prefeito da cidade de Camilo Ponce Enríquez, também vítima de tiros. Em março, Brigitte García, prefeita de San Vicente, foi a primeira das três autoridades municipais assassinadas em 2024.
Os assassinatos dos prefeitos coincidem com a realização de um referendo crucial no Equador, proposto pelo presidente Daniel Noboa. No domingo (21), os equatorianos votarão se endurecem as penas contra o crime organizado e aprovam a extradição de cidadãos equatorianos para outros países.