Ensaios técnicos do Grupo Especial lotam a Sapucaí com mais de 53 mil pessoas
Ensaios técnicos do Grupo Especial lotam a Sapucaí e antecipam o clima do Carnaval 2026 no Rio. Mais de 53 mil pessoas ocuparam arquibancadas e frisas nesta sexta-feira (30), no primeiro dia de apresentações das escolas da elite do samba.
Os aquecimentos começaram por volta das 21h, já com luz e som oficiais. A noite reuniu Acadêmicos de Niterói, Mocidade Independente de Padre Miguel, Estação Primeira de Mangueira e Unidos da Tijuca.
Estreante no Grupo Especial, a Acadêmicos de Niterói abriu os trabalhos empolgando o público. A bateria Cadência de Niterói, comandada por mestre Branco Ribeiro, e o intérprete Emerson Dias deram o tom do enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Alas coreografadas, tripés cenográficos e a rainha Vanessa Rangeli chamaram atenção logo na estreia.
Na sequência, a Mocidade Independente de Padre Miguel levou irreverência e criatividade à Avenida. Com o enredo “Rita Lee: A Padroeira da Liberdade”, a bateria Não Existe Mais Quente, do mestre Dudu, e o intérprete Igor Vianna convocaram o público a cantar e dançar. O casal Diogo Jesus e Bruna Santos, além da rainha Fabíola de Andrade, reforçaram o brilho da Estrela Guia.
A Mangueira cruzou a Sapucaí apresentando um mergulho nas tradições afro-indígenas do Norte do Brasil. O enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra” ganhou força com o intérprete Dowglas Diniz e a bateria Tem Que Respeitar Meu Tamborim, dos mestres Rodrigo Explosão e Taranta Neto. Evelyn Bastos e o casal Matheus Oliverio e Cintya Santos levantaram as arquibancadas.
Já na madrugada, a Unidos da Tijuca fechou a noite exaltando a escritora Carolina Maria de Jesus. Mesmo com o horário avançado, o público manteve a energia alta. A bateria Pura Cadência, do mestre Casagrande, a rainha Mileide Mihaile e o intérprete Marquinhos Art’Samba deram tom de desfile oficial ao ensaio.
Para o presidente da Liesa, Gabriel David, o sucesso de público reflete o trabalho das escolas. Segundo ele, levar mais de 53 mil pessoas à Sapucaí em uma sexta-feira chuvosa mostra a força do Carnaval carioca.
Neste sábado (31), os ensaios continuam a partir das 20h, com Vila Isabel, Salgueiro, Paraíso do Tuiuti e Portela. Antes, às 18h, três escolas mirins desfilam pelo Sambódromo.































