Rio de Janeiro - Capital

Endereços digitais no Vidigal ampliam acesso a serviços e inclusão social

Endereços digitais no Vidigal ampliam acesso a serviços e inclusão social | Divulgação/Katrine Scomparin

Moradores do Morro do Vidigal, na Zona Sul do Rio, agora contam com endereços digitais no Google Maps. A tecnologia Plus Codes, aplicada por meio de uma parceria entre o Google e a startup naPorta, promete transformar o acesso a serviços essenciais como entregas, atendimentos de emergência e mobilidade urbana.

Desde janeiro, a iniciativa já mapeou mais de 11 mil moradias em favelas cariocas, impactando mais de 40 mil pessoas. Com a conclusão no Vidigal, cerca de 30 mil moradores foram diretamente beneficiados, somando um total de 18 mil residências com códigos únicos.

Responsável pela operação no território, a startup naPorta coordenou a coleta de dados, capacitação dos agentes e a instalação das placas. A tecnologia Plus Codes converte coordenadas geográficas em códigos alfanuméricos únicos, permitindo que qualquer local — mesmo sem rua ou número oficial — seja encontrado facilmente.

“Temos muito orgulho de fazer parte de um projeto tão importante quanto este. Mas uma coisa que eu sempre digo é que não fazemos nada sozinhos, e, para esta etapa no Vidigal, todo o processo de conversa com a comunidade e mapeamento das casas só foi possível com o apoio da Associação de Moradores do Vidigal e da Favela Inc, que nos ajudaram a abrir os caminhos por lá e fazer acontecer”, comenta Katrine Scomparin, cofundadora e CMO da naPorta.

Ela explica que o contato com a comunidade foi fundamental para garantir a adesão e a execução do projeto.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Wilson Rodrigues, gerente de parcerias do Google Maps para América Latina, afirma que o objetivo é levar a tecnologia para ainda mais regiões:

“Com seus endereços digitais, os moradores das favelas cariocas agora podem compartilhar seus códigos Plus Codes e utilizá-los em qualquer serviço que seja compatível com a tecnologia”, afirma Wilson Rodrigues, gerente de parcerias do Google Maps para América Latina. “Queremos que essa tecnologia chegue para todo o Brasil e estamos trabalhando com parceiros para levarmos os Plus Codes a mais localidades. Com esse projeto, nós seguimos nossa missão de contribuir para a inclusão das pessoas que vivem em favelas”, completa Wilson.

A comunidade do Vidigal se junta a outras oito que também receberam a tecnologia em 2025, como parte do esforço de democratização do acesso geolocalizado. A meta, segundo o Google, é expandir o modelo para todo o Brasil.

Entenda os Plus Codes

Plus Codes são códigos simples e abertos, desenvolvidos pelo Google para localizar lugares sem endereço formal. Eles funcionam como CEPs digitais e podem ser usados no Google Maps para acessar qualquer ponto específico — seja para uma entrega, um resgate ou apenas para chegar ao destino certo.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *