CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI
O momento tão esperado pelos jovens e adultos que ainda não concluíram seus estudos chegou: as inscrições para o Encceja 2023 estão abertas! A oportunidade é imperdível para aqueles que desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. As inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de junho, através do Sistema Encceja.
E atenção: os interessados em solicitar atendimento especializado ou tratamento pelo nome social também devem fazer suas solicitações até essa data.
O Encceja é uma grande oportunidade para quem não teve a possibilidade de concluir seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino. Para participar do exame, é preciso ter no mínimo 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio, na data da realização da prova, marcada para o dia 27 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal.
É importante lembrar que a participação no Encceja é voluntária e gratuita, exceto para aqueles que se inscreveram em edições anteriores e não compareceram, não justificaram a ausência ou tiveram a justificativa rejeitada. Nesses casos, para fazer o exame de 2023, o estudante deverá ressarcir ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o valor de R$40. O pagamento pode ser feito por meio de boleto, gerado no sistema de inscrição, e pago em qualquer banco ou casa lotérica até 9 de junho.
Após a inscrição, os participantes poderão consultar informações, como seu local de prova, através da plataforma Gov.br. E é importante estar atento: o Encceja é constituído por quatro provas objetivas, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.
O Inep, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é responsável pela realização do exame, que existe desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. A certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio será emitida pelas secretarias de Educação e pelos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmarem termo de adesão ao Encceja.
Ao optar pela inscrição, é possível escolher algumas novidades oferecidas pelo Encceja 2023, como a possibilidade de obter um cartão-resposta com fonte ampliada, para quem possui deficiência visual, ou a correção diferenciada da prova de redação, para participantes com transtorno do espectro autista. Vale lembrar que os laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento especial solicitado em 2023 não precisam ser reenviados. Além disso, participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não necessitam enviar documentação comprobatória.
Dessa forma, o Encceja é uma grande oportunidade para aqueles que desejam ampliar suas possibilidades e investir em uma educação de qualidade. Não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo e prepare-se para uma vida de sucesso.