União de Maricá é campeã da Série Ouro e sobe para o Grupo Especial

Campeã da Série Ouro 2027: União de Maricá vence e sobe para o Grupo Especial | Riotur
Por André Freitas e Diego Machado, do RIO DE JANEIRO — O samba do Leste Fluminense segue em festa, pois a União de Maricá é a grande campeã do Carnaval 2026 da Série Ouro. A apuração das notas aconteceu nesta quinta-feira (19), em um hotel, no Santo Cristo, no Rio de Janeiro. Como resultado, a vermelho e branco sobe para o Grupo Especial na vaga da Acadêmicos de Niterói, rebaixada ontem (quarta, 18).

Zé Paulo Sierra, intérprete da campeã da Série Ouro União de Maricá, vence o Carnaval 2026 e sobe para o Grupo Especial | Riotur
O Império Serrano ficou em segundo lugar, com 269,1 pontos. Em seguida, a bicho-papão Unidos de Padre Miguel (269), vencedora do Estandarte de Ouro. Na sequência, União da Ilha (4ª colocada, 268,8); Em Cima da Hora (5ª, 268,7).
Veja momento da entrega do troféu, registrada pelo repórter Diego Machado, do Folha do Leste
Largou em penúltimo e chegou em primeiro
Mesmo começando a apuração punida em dois décimos, em decorrência de ter ultrapassado o tempo regulamentar de desfile em dois minutos, a União de Maricá superou a Unidos de Padre Miguel, que vinha liderando a apuração nas notas. Principalmente, nos quesitos Bateria, Evolução, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Enredo e Samba-Enredo.
A perda desses pontos ainda teve o agravante de um acidente sobre a linha final de desfile, envolvendo o último carro alegórico. Quatro pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, o do colaborador Itamar de Oliveira.
Ao final da apuração, a União de Maricá somou 269,4 pontos. A agremiação perdeu pontos em Evolução (-0,1) e Alegorias e Adereços (-0,3).

Segunda alegoria da União de Maricá, “Ogum e a Forja do Metal”, fez menção ao imaginário do orixá dentro da simbologia da joia de tradição afro-brasileira | Riotur
Desfile arrebatador
Sexta escola a desfilar na noite de sábado, a agremiação apresentou o enredo “Berenguendéns e Balangandãs”, do Carnavalesco Leandro Vieira. A agremiação chegou à Série Ouro em 2024 e chega ao Especial após três desfiles.










































