Acontece AgoraAlto Home Principal

Sonoplasta de vinheta clássica da Seleção Brasileira morre no Rio

José Cláudio Barbedo, o Formiga, foi quem criou os efeitos sonoros da vinheta “Brasil-Sil-Sil”. Foto: reprodução/internet

Um dos autores da famosa vinheta “Brasil-sil-sil”, o operador de áudio José Cláudio Barbedo, carinhosamente chamado de Formiga, faleceu nesta quarta (18) no Rio de Janeiro. A notícia foi divulgada inicialmente pela Rádio TMC, que entrou em contato com amigos do sonoplasta. De acordo com apuração do portal Folha do Leste, os vizinhos encontraram o profissional passando mal dentro do próprio apartamento na segunda (16). Imediatamente, o levaram para a Unidade de Pronto Atendimento de Madureira, na Zona Norte do Rio. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a informação sem detalhar a causa da morte.

A vinheta surgiu em 1969 como forma de embalar a torcida a favor da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa de 1970. Formiga foi o autor do efeito de eco que teve a voz de Edmo Zarife. O locutor era de Nova Friburgo, mas residiu em Niterói, no Leste Fluminense, até falecer em dezembro de 1999.

Em entrevista ao portal Na Telinha em 2019, ele contou como foram os bastidores dessa gravação.

Por incrível que parece o processo de criação foi rápido. Isso foi em 1969. O Mário Luiz, que era diretor de programação, queria que gente fizesse algo pra a classificação da seleção brasileira. Então, foi eu num domingo pra lá (Rádio Globo) e e comecei a testar vários tipos de efeitos. Reverbe, eco e fiz o efeito original dele e gravei numa fita. O (Edmo) Zarife chegou depois, entrou no estúdio, emulei a voz dele, alterei a rotação de máquina com durex, botei três gravadores juntos e passei por filtro, etc e tal. Até que falei: ‘Ok, Zarife. Vamos lá. Fala aí, Brasil’. Na terceira vez que ele falou ‘Brasil’, eu consegui o tempo de efeito. Achei bom e chamei ele. Ouvimos e tava pronto em quatro horas. Isso numa tarde de domingo de folga”, relembrou à época.

Em uma entrevista de 1990, Zarife também relembrou os bastidores da vinheta que embalou a Seleção Brasileira.

Vitória contra o Grupo Globo em ação judicial

Formiga trabalhou na Rádio Globo durante 30 anos. Após sair da emissora, entrou com uma ação judicial contra o Grupo Globo na Justiça em 2011. Dez anos depois, em 2021, o Superior Tribunal de Justiça deu ganho de causa ao sonoplasta.

Na ocasião, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça garantiu ao profissional uma indenização pela emissora por causa do direito do uso e veiculação da vinheta “Brasil-sil-sil”.

Segundo o acórdão da relatora Ministra Nancy Andrighi, não é possível ter a transferência dos direitos morais sobre uma obra autoral por terem relação muito próxima com a personalidade de quem a criou.

O colegiado determinou que a indenização deveria ser retroativa aos três anos anteriores ao ajuizamento da ação. Isso porque o artigo 24, I, da Lei 9.610/1998 permite que a autoria de obra de arte seja reivindicada a qualquer momento. Por esse motivo, foi possível a ação na Justiça.

Formiga não era casado e não tinha filhos

 

You may also like

Leave a reply