Leste FluminenseNiteróiSaúde

Câmara de Niterói vai debater lei para atendimento a pacientes paliativos na cidade

Atendimento a pacientes paliativos em Niterói pode virar lei através de proposta apresentada da Câmara Municipal pelo vereador Pipico (PT) | iStock

Atendimento a pacientes paliativos em Niterói pode virar lei através de proposta apresentada da Câmara Municipal pelo vereador Pipico (PT) | iStock

O vereador Anderson Rodrigues Pipico (PT) apresentou, na segunda-feira (21) Projeto de Lei que visa criar a Política Municipal de Atenção ao Paciente Paliativo em Niterói. Apesar de incluído como objeto de leitura na pauta da sessão ordinária convocada para esta terça-feira (22), o expediente não ocorreu por falta de quórum. Como resultado, a matéria não pôde ter encaminhamento às comissões pertinentes para início de sua tramitação.

A proposta tem como principal objetivo garantir assistência integral e humanizada aos pacientes em estado clínico de cuidados paliativos. Principalmente, proporcionando suporte multidisciplinar e acesso a serviços de saúde especializados, tanto no ambiente domiciliar quanto hospitalar.

De acordo com o parlamentar, a  iniciativa busca promover a qualidade de vida de pacientes que enfrentam doenças crônicas, progressivas e incuráveis, sem intenção curativa.

“A implementação de uma Política Municipal de Atenção ao Paciente Paliativo assegura que os direitos fundamentais à saúde, à dignidade e ao bem-estar dos pacientes sejam respeitados, proporcionando-lhes o acompanhamento necessário para que possam enfrentar sua condição de forma digna e humanizada, minimizando o sofrimento e promovendo a melhor qualidade de vida possível”, defende Pipico.

A proposta inclui, ainda, a capacitação de profissionais de saúde, além de campanhas de conscientização sobre a importância dos cuidados paliativos.

Câmara de Niterói vai debater lei para atendimento a pacientes paliativos na cidade

Anderson Pipico, autor do projeto de lei para atendimento a pacientes paliativos em Niterói | Reprodução

“Os cuidados paliativos, além de atuarem diretamente no controle da dor e de outros sintomas, oferecem suporte emocional e social ao paciente e seus familiares, o que contribui para uma experiência mais acolhedora e menos traumática nos momentos mais difíceis da vida”

Caso aprovada, a política deve ter implementação em articulação com o Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, poderá estabelecer convênios com instituições públicas e privadas, visando ampliar o acesso a medicamentos, insumos e equipes especializadas.

“Esta proposição é essencial para que o município de Niterói esteja alinhado às melhores práticas internacionais de cuidados à saúde, garantindo assistência adequada aos pacientes paliativos e promovendo uma política de saúde pública voltada ao bem-estar integral do cidadão”.

Reeleito

No 1º turno das eleições municipais, Pipico assegurou sua reeleição para mais um mandato pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV, PCdoB), com 5.488 votos.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

You may also like

Comments are closed.