Rio de Janeiro - Capital

Emergências dos hospitais federais do Andaraí e Cardoso Fontes reabrem na segunda-feira (3/2)

Os hospitais federais do Andaraí e Cardoso Fontes, na zona norte do Rio de Janeiro, retomarão o atendimento de emergência na próxima segunda-feira (3). O funcionamento será em estruturas temporárias até a conclusão das reformas, previstas para o início de 2026. A estimativa é atender até 400 pacientes diariamente.

A iniciativa faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, conduzido pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de reduzir a sobrecarga na rede municipal e ampliar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essa é a primeira grande reabertura de um setor essencial para os hospitais. Precisamos destacar que essa retomada representa a chance de salvar vidas. Atualmente, as emergências da cidade estão sobrecarregadas. Além disso, esse é um passo importante para devolver à população hospitais federais operantes e fortalecer o SUS”, declarou Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde.

A diretora do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde, Teresa Navarro Vannucci, reforçou a importância da iniciativa.

“O ministério acompanha de perto as obras e a retomada dos serviços. Nosso foco é modernizar as unidades e ampliar o atendimento à população. Nossa parceria com a prefeitura do Rio inclui métricas de desempenho e qualidade. É uma ação estruturada que trará benefícios aos usuários.”

Investimentos e gestão descentralizada

A descentralização da gestão dos hospitais do Andaraí e Cardoso Fontes ocorreu em dezembro de 2024. O Ministério da Saúde destinou R$ 150 milhões para a prefeitura e prevê um repasse adicional de R$ 610 milhões para atendimentos de média e alta complexidade na cidade.

Quatro hospitais federais já iniciaram a reestruturação. O Hospital Federal de Bonsucesso passou a estar sob administrado do Grupo Hospitalar Conceição em outubro de 2024. Desde então, houve  a contratação de 2 mil novos profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, nutricionistas e técnicos de enfermagem.

O Hospital dos Servidores do Estado estuda fusão com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. A integração deve disponibilizar 500 leitos e ampliar a capacitação profissional com novas vagas para residência médica.

A unidade da Lagoa pode ser incorporada ao Instituto Fernandes Figueira (IFF), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Enquanto isso, o Hospital de Ipanema passa por reformas para modernização e ampliação dos serviços.

Garantia de direitos dos servidores

Em suma, o Ministério da Saúde assegura que a reestruturação manterá os direitos dos servidores das unidades hospitalares. Por fim, um canal de atendimento está em funcionamento para esclarecer dúvidas sobre a movimentação voluntária dos profissionais. Assim sendo, as perguntas podem ser enviadas para o e-mail:  [email protected].

Atualmente, as unidades federais contam com 7 mil servidores efetivos e 4 mil temporários.

 

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.