AmbienteBrasil

Em abril começa prazo para aderir ao controle do desmatamento

Em abril começa prazo para aderir ao controle do desmatamento

Foto: AFP

As cidades da Amazônia que desejam participar do Programa União com Municípios pela Redução de Desmatamento e Incêndios Florestais têm até o dia 30 de abril para assinar o termo de compromisso e iniciar o processo de cooperação com o governo federal. As regras para adesão foram publicadas nesta quinta-feira (4) no Diário Oficial da União.

Sendo assim, lançado em setembro de 2023, o programa prevê investimentos de R$ 600 milhões do Fundo Amazônia para ações em 69 municípios prioritários. Assim, atuam no controle e monitoramento, regularização fundiária e ambiental, recuperação de vegetação nativa e apoio à produção sustentável.

► Leia mais notícias sobre Brasil aqui

Assim, as propostas dos municípios devem estar alinhadas ao Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal.

Para participar do programa, os municípios precisam:

  • Ter uma secretaria municipal de meio ambiente;
  • Possuir corpo técnico para acompanhamento das políticas públicas propostas;
  • Apresentar um plano de trabalho dentro de 30 dias após a assinatura do termo de compromisso.

Aderindo ao programa, os municípios receberão um apoio inicial para fortalecer a capacidade de implementação e monitoramento das ações de prevenção e controle do desmatamento.

► Leia mais notícias sobre Brasil aqui

Contudo, o pagamento das ações será feito proporcionalmente à redução dos índices de desmatamento divulgados pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Dessa forma, a portaria também cria a Comissão União com Municípios para monitorar e avaliar o programa, além de definir novos ciclos de participação dos municípios.

Enfim, a Comissão será composta por membros de secretarias do ministério, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Serviço Florestal Brasileiro e Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Ambiente