Por volta das 9h desta segunda-feira (24), o tradicional passarinho do Twitter deu lugar a um “X”, que deverá ser também o novo nome da rede social.
A mudança havia sido anunciada, nos últimos dias, por Elon Musk, prorpietário da plataforma. Cabe ressaltar que o “X” também está presente em sua empresa de tecnologia espacial, a “SpaceX”, e em outras companhias de seu conglomerado.
Por enquanto, o domínio twitter.com ainda funciona, mas quem acessar x.com é automaticamente redirecionado para a plataforma. A mudança, mais uma promovida por Musk desde que adquiriu a rede, desagradou muitos internautas.
“Elon Musk chegando com esse X torto, que só ele tá gostando, pra enfiar goela abaixo do tuiteiro”, reclamou um usuário brasileiro.
Outra conta, também do Brasil, criticou a mudança abrupta do conceito da marca.
“Pra que mudar a logo e o nome do Twitter? Tão bonitinho o passarinho azul e o fato do nome simular o som que os pássaros fazem. Aí vem o outro do nada querendo estragar o conceito todo chamando de “rebranding”… é palhaçada que chama mesmo”, lamentou.
X is the future state of unlimited interactivity – centered in audio, video, messaging, payments/banking – creating a global marketplace for ideas, goods, services, and opportunities. Powered by AI, X will connect us all in ways we’re just beginning to imagine.
— Linda Yaccarino (@lindayacc) July 23, 2023
Linda Yaccarino, uma das principais diretoras do Twitter, tentou justificar a mudança, afirmando que a nova rede buscará ampliuar a conexão entre os usuários, com apoio de inteligência artificial (IA).
“X é o estado futuro de interatividade ilimitada, centrado em áudio, vídeo, mensagens, pagamentoss, criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades. Alimentado por IA, o X conectará todos nós de maneiras que estamos apenas começando a imaginar”, justificou.