Internacional

El Niño deve durar até abril de 2024, diz ONU

El Niño deve durar até abril de 2024, diz ONU

Foto: Reprodução

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que o fenômeno meteorológico El Niño vai continuar até abril de 2024, trazendo consigo um aumento das temperaturas. Segundo o boletim da Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgado nesta terça-feira (7), existe uma probabilidade de 90% de que este ciclo do Pacífico persista até abril de 2024, atingindo valores correspondentes a um episódio intenso.

No mês de setembro, foram observadas magnitudes moderadas na temperatura da superfície do mar na zona centro-leste do Pacífico equatorial. A OMM mencionou que as temperaturas abaixo da superfície nesta região foram significativamente mais altas do que a média. Nos últimos quatro meses, tem sido registrado um aumento constante na temperatura da superfície do mar, com a expectativa de novos aumentos nos próximos meses devido à intensidade e natureza das retroações atmosférico-oceânicas.

“Leia mais notícias Internacionais aqui”

Os especialistas apontam que, com base nos padrões observados em episódios anteriores e nas previsões de longo prazo atuais, é esperado que a intensidade do El Niño diminua gradualmente durante a próxima primavera no hemisfério norte. No entanto, é quase nula a probabilidade de um efeito de esfriamento causado por um episódio de La Niña.

De acordo com o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, é possível que o próximo ano seja ainda mais quente devido às crescentes concentrações de gases de efeito estufa resultantes da atividade humana. Essas concentrações capturam o calor na atmosfera, contribuindo de forma inequívoca para o aumento das temperaturas. Taalas também alerta que fenômenos climáticos extremos, como ondas de calor, secas, incêndios florestais, chuvas intensas e inundações, irão se intensificar em algumas regiões, trazendo consigo consequências importantes.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *