A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, realizou neste sábado (14/12), a VII Jornada de Inclusão e Diversidade, no Centro Educacional Municipal (CEM) Joana Benedicta Rangel, no Centro.
O evento reuniu escolas de toda rede municipal de ensino, e tem como objetivo apresentar os trabalhos produzidos pelos alunos com deficiência ao longo do ano letivo. Atualmente, o município conta com 39 salas de recursos multifuncionais para alunos com necessidades especiais, que também levaram suas produções, em um grande momento de celebração das diferentes perspectivas da inclusão educacional.
Na mesa de apresentação, estiveram presentes profissionais de educação envolvidos diretamente com a inclusão de alunos da rede, que tiveram a oportunidade de compartilharem seus trabalhos e promover a reflexão de ideias através da troca de experiências. Também estiveram presentes representantes de relações étnicas e raciais, e da Educação escolar indígena.
“Este evento é super importante, como um grande legado para a história da educação no nosso município. Isto fortalece a inclusão que já é feita já há muitos anos na rede municipal de ensino . Também é importante para celebrar as diferenças”, disse Rejane Macedo, gerente de inclusão educacional do município.
Warlen Costa, assessor do Programa Municipal de Educação, destaca a importância de promover um evento desta magnitude para o ensino inclusivo do município. “A educação é um ato de amor e a inclusão não está fora disso. A inclusão é dentre seus desafios, cada aluno tem suas peculiaridades. Cada aluno tem a sua maneira de enxergar o mundo, a vida e as relações sociais. A educação nesse processo é um ato de amor, de cuidado, de zelo, de escuta, de olhar sensível para todos esses alunos”, completou.
Salas de recursos multifuncionais
As salas de recursos multifuncionais são espaços que oferecem atendimento educacional especializado para alunos com deficiência ou transtornos. Todas elas contam com materiais didáticos e pedagógicos, e contam com profissionais formados para atender às necessidades específicas dos alunos.