Rio de Janeiro - Capital

Eduardo Paes anuncia cúpula do BRICS no Rio de Janeiro em 2025

Eduardo Paes anuncia cúpula do BRICS no Rio de Janeiro em 2025

Eduardo Paes anuncia cúpula do BRICS no Rio de Janeiro em 2025 | Reprodução/Redes Sociais

O prefeito Eduardo Paes anunciou que a cidade do Rio de Janeiro será sede da cúpula do Brics em 2025. O grupo reúne economias emergentes como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. No entanto, a confirmação oficial ainda depende do aval do Governo Federal.

+ LEIA TAMBÉM: Rio de Janeiro atinge Nível de Calor 3 pela segunda vez em nove dias

A declaração foi feita durante o Conselho da Cidade, no gabinete de transição, localizado na Zona Portuária. Durante o encontro, Paes revelou que o presidente Lula orientou que o anúncio não fosse realizado.

“Ele disse que eu não podia anunciar, mas já estou divulgando”, afirmou Paes, destacando que há concorrência interna por outras cidades do Brasil para sediar o evento.

Nas redes sociais, o prefeito mencionou que conversou com Lula e reiterou a capacidade do Rio em receber o evento. Ele ainda brincou sobre a presença de líderes mundiais, como Xi Jinping, presidente da China.

Brics e sua evolução ao longo dos anos

O termo Bric foi criado em 2001, sem incluir a África do Sul, para descrever economias emergentes. A primeira reunião formal ocorreu em 2006, em Nova York, nos Estados Unidos. A inclusão da África do Sul, em 2011, expandiu o grupo para Brics.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Atualmente, o bloco conta com dez membros plenos: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.

G20: Rio já mostrou capacidade para eventos globais

Entre os dias 14 e 19 de novembro, o Rio de Janeiro foi palco de eventos do G20, marcando a primeira vez que o Brasil sediou essas reuniões. A cidade recebeu delegações para encontros como Urban 20 e G20 Social.

+ LEIA TAMBÉM: Caminhoneiro sofre uma tentativa de assalto em São Gonçalo – Vídeo

O G20, composto pelas maiores economias do mundo, tem encontros anuais para discutir questões econômicas e sociais. Durante o período de 2023 a 2024, o Brasil assumiu a presidência rotativa do grupo, destacando temas como sustentabilidade, saúde e combate à corrupção.

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *