A Secretaria Municipal das Culturas divulgou o resultado da chamada pública “Fomentão 2023”, que destinou R$ 2,5 milhões para impulsionar as atividades artísticas e estimular a economia criativa da cidade. O edital, lançado em junho deste ano, faz parte do programa “Cultura é um Direito”, que visa garantir os direitos culturais da população.
O número de propostas inscritas superou as expectativas, com 652 projetos submetidos, mais que o dobro do Fomentão de 2022. Destes, 66 foram selecionados, sendo que 89% deles serão contemplados pelo fomento pela primeira vez. Os selecionados poderão receber até R$ 70 mil para desenvolver suas expressões artísticas.
De acordo com a secretária das Culturas de Niterói, Júlia Pacheco, a democratização do acesso à cultura e o fortalecimento dos trabalhadores do setor são metas fundamentais.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
O resultado do Fomentão 2023 reflete esse compromisso, com uma diversidade de expressões e linguagens contempladas, desde shows, concertos e espetáculos de teatro até produções literárias, oficinas e arte pública.
O projeto também tem um impacto significativo em diferentes setores da cidade, incentivando investimentos em todas as regiões. Além disso, o Fomentão é direcionado para artistas, grupos, coletivos e instituições culturais que possuam CNPJ, incluindo MEI.
Dos projetos selecionados, 20% se referem à circulação de espetáculos, shows e exposições; 17% são de festivais; 12% destinam-se à manutenção de grupos, coletivos ou companhias; 15% à montagem de espetáculos, shows e exposições; 29% abrangem produtos artísticos e culturais; e 8% são de residências artísticas.