Leste FluminenseSão Gonçalo

Ecoponto ajuda a limpar São Gonçalo

O Ecoponto do Barro Vermelho, responsável pela destinação correta de materiais recicláveis, já alcançou a incrível marca de mais de 10 toneladas de resíduos arrecadados em apenas um mês de operação. Esse sucesso se deve, em grande parte, à participação dos gonçalenses cadastrados na campanha “Limpa São Gonçalo”, promovida pela Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo.

Mais números

De acordo com um levantamento feito na última quinta-feira (20), dia em que o Ecoponto completou um mês, já contabilizamos 174 cidadãos e 46 catadores cadastrados no local. Esses números impressionantes mostram o engajamento da comunidade na conscientização sobre a importância da reciclagem.

Joga fora no lixo

No Ecoponto do Barro Vermelho, pode-se descartar diversos tipos de materiais recicláveis. Por exemplo,  plásticos, papéis, vidros, metais, eletrodomésticos e até mesmo óleo de cozinha vegetal usado. Além disso, para auxiliar os catadores que possuem uma quantidade maior de resíduos, a equipe do Ecoponto disponibiliza uma bicicleta adaptada, facilitando o transporte desses materiais.

Cidadania

Além de contribuir com o meio ambiente, o Ecoponto também tem desempenhado um papel importante de cidadania. No local, a população acessa serviços de aquisição de documentos básicos, como RG e certidão de nascimento. Essa iniciativa resulta de uma parceria com o Comitê Gestor Municipal de Política de Erradicação. O órgão tem vinculo com o  Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica.

Em apenas um mês de parceria, mais de 140 isenções para a obtenção de documentos pessoais foram emitidas no Ecoponto. Isso porque a abertura de uma conta digital requer a apresentação desses documentos básicos de identificação. Segundo a prefeitura de São Gonçalo, essa iniciativa busca combater a invisibilidade social daqueles que estão à margem dos serviços sociais.

Além de todos esses benefícios ambientais e sociais, o Ecoponto Barro Vermelho tem ajudado a impulsionar a economia circular solidária. Até o momento, já repassamos o valor de R$4.362,25 aos cadastrados na conta digital.

Com essa iniciativa pioneira, o Ecoponto do Barro Vermelho se torna uma boa referência. E mostra como se deve cuidar do meio ambiente e da população ao mesmo tempo.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *